O Editorial J, novo laboratório do curso de jornalismo da Famecos/PUCRS, conquistou o primeiro e o segundo lugares entre os 16 inscritos na categoria Acadêmico do XXVIII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo -2011. O trabalho vencedor foi o documentário Esquerda, Volver – Pedro Alvarez – História e memórias de um capitão do povo, produzido pelos alunos Carlos Eduardo Lando, Francieli Souza, Maria Helena Sponchiado e Natalia Otto. Em segundo lugar, ficou a reportagem A dúvida em nome de quem, realizada pela equipe formada por Fernanda Cardoso, Gabriela Sitta, Júlia Corso e Manuela Kuhn, liderada por Natália Otto.
1º lugar: o documentário Esquerda, Volver – Pedro Alvarez – História e memórias de um capitão do povo conta a vida do coronel Pedro Alvarez, que foi militante de esquerda durante a ditadura militar, organizando resistência dentro do exército contra todo o tipo de injustiça e desrespeito aos direitos humanos. Alvarez relembra em vídeo, com bom humor, causos que envolvem os ex-ditadores Costa e Silva e Geisel, o ex-presidente Jango e o ex-governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola. A orientação é dos professores Marco Antônio Vilallobos, Roberto Tietzmann e Fábio Canatta, com apoio técnico de Paulo Larindo e Adriana Ceresér.
2º lugar: a reportagem A dúvida em nome de quem faz uma análise do sistema penal brasileiro com entrevistas com promotores, defensores públicos e especialistas em criminologia e segurança pública, para levantar discussões acerca da real eficácia das punições, a cultura do medo, o papel do Ministério Público e a seletividade de quem vai para a cadeia no Brasil. A narrativa de uma audiência de júri popular costura os depoimentos dos agentes do Sistema Penal. A orientação é dos professores Ivone Cassol e Fábio Canatta.
A premiação foi instituída em 1984 e se constitui numa das mais tradicionais do País. O objetivo é estimular o trabalho de jornalistas e estudantes na denúncia das violações e na vigilância ao respeito aos Direitos Humanos. A organização é do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS), e da Secretaria Regional Latino Americana da UITA – União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação, Agricultura e Afins – com o apoio da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC/RS) e do Brasil (ARFOC/Brasil).
O Editorial J iniciou os trabalhos no segundo semestre de 2011. O novo laboratório de jornalismo da Famecos/PUCRS inova na produção de conteúdos multimídia ao organizar a redação sem a tradicional divisão do trabalho por plataforma ou editoria. Os alunos formam grupos por pauta e extraem o máximo de cada narrativa, tendo todos os suportes e linguagens como possibilidade. A maioria dos alunos são repórteres sem lotação em nenhum veículo específico e podem mudar de função conforme a pauta. Como resultado desse processo, são publicadas narrativas em áudio, vídeo, texto e fotografia, explorando as possibilidades que as diferentes linguagens permitem. Independente do suporte, o desafio é produzir narrativas que interpretem os fatos jornalísticos e relacionem o acontecimento ao seu contexto.
Assista ao teaser do documentário Esquerda, Volver: