Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
RECONHECIMENTO
1 de dezembro de 2011

Editorial J conquista primeiro e segundo lugares no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

Por Núcleo de Assessoria e Comunicação Digital
Alunos vencedores do prêmio na redação do Editorial J. (Foto: Priscilia Leal)

Alunos vencedores do prêmio na redação do Editorial J. (Foto: Priscilia Leal)

O Editorial J, novo laboratório do curso de jornalismo da Famecos/PUCRS, conquistou o primeiro e o segundo lugares entre os 16 inscritos na categoria Acadêmico do XXVIII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo -2011. O trabalho vencedor foi o documentário Esquerda, Volver – Pedro Alvarez – História e memórias de um capitão do povo, produzido pelos alunos Carlos Eduardo Lando, Francieli Souza, Maria Helena Sponchiado e Natalia Otto. Em segundo lugar, ficou a reportagem A dúvida em nome de quem, realizada pela equipe formada por Fernanda Cardoso, Gabriela Sitta, Júlia Corso e Manuela Kuhn, liderada por Natália Otto.

1º lugar: o documentário Esquerda, Volver – Pedro Alvarez – História e memórias de um capitão do povo conta a vida do coronel Pedro Alvarez, que foi militante de esquerda durante a ditadura militar, organizando resistência dentro do exército contra todo o tipo de injustiça e desrespeito aos direitos humanos. Alvarez relembra em vídeo, com bom humor, causos que envolvem os ex-ditadores Costa e Silva e Geisel, o ex-presidente Jango e o ex-governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola. A orientação é dos professores Marco Antônio Vilallobos, Roberto Tietzmann e Fábio Canatta, com apoio técnico de Paulo Larindo e Adriana Ceresér.

2º lugar: a reportagem A dúvida em nome de quem faz uma análise do sistema penal brasileiro com entrevistas com promotores, defensores públicos e especialistas em criminologia e segurança pública, para levantar discussões acerca da real eficácia das punições, a cultura do medo, o papel do Ministério Público e a seletividade de quem vai para a cadeia no Brasil. A narrativa de uma audiência de júri popular costura os depoimentos dos agentes do Sistema Penal. A orientação é dos professores Ivone Cassol e Fábio Canatta.

A premiação foi instituída em 1984 e se constitui numa das mais tradicionais do País. O objetivo é estimular o trabalho de jornalistas e estudantes na denúncia das violações e na vigilância ao respeito aos Direitos Humanos. A organização é do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS), e da Secretaria Regional Latino Americana da UITA – União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação, Agricultura e Afins – com o apoio da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC/RS) e do Brasil (ARFOC/Brasil).

O Editorial J iniciou os trabalhos no segundo semestre de 2011. O novo laboratório de jornalismo da Famecos/PUCRS inova na produção de conteúdos multimídia ao organizar a redação sem a tradicional divisão do trabalho por plataforma ou editoria. Os alunos formam grupos por pauta e extraem o máximo de cada narrativa, tendo todos os suportes e linguagens como possibilidade. A maioria dos alunos são repórteres sem lotação em nenhum veículo específico e podem mudar de função conforme a pauta. Como resultado desse processo, são publicadas narrativas em áudio, vídeo, texto e fotografia, explorando as possibilidades que as diferentes linguagens permitem. Independente do suporte, o desafio é produzir narrativas que interpretem os fatos jornalísticos e relacionem o acontecimento ao seu contexto.

 Assista ao teaser do documentário Esquerda, Volver:

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org