Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
3 de outubro de 2014

Editorial J na cobertura das eleições 2014

Alunos da Famecos podem contribuir com fotos, vídeos e matérias
Por Rafael Timm
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Editorial J, jornal produzido por alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, fará uma cobertura multimídia das eleições de 2014. Estudantes da faculdade podem se candidatar a cinco vagas. A participação vale horas complementares, além de ser uma grande oportunidade de participar de uma cobertura de eleições. As matérias serão publicadas no site do Editorial J, nas redes sociais, como twitter e facebook, além de transmissões de rádio ao vivo, que contarão com convidados especiais. Alunos também podem auxiliar utilizando a hashtag #votoj.

Segundo o professor Fabio Canatta, qualquer contribuição é válida, desde trânsito lento em determinada seção eleitoral até santinhos sujando as calçadas da cidade. As pautas serão definidas individualmente com os voluntários. Nas redes sociais o trabalho terá uma parceria de divulgação com o twitter da @coletivanet.

Esta é a segunda cobertura que o Editorial J realiza durante os três anos de existência. A primeira ocorreu nas eleições municipais de 2012, quando o jornal conseguiu o seu maior número visualizações. A linha editorial proposta pelos professores Alexandre Elmi, Fabio Canatta, Flávia Campos de Quadros, Ivone Maria Cassol, Marcelo Träsel, Tércio Saccol é de fazer uma cobertura diferenciada da imprensa tradicional, com matérias que não seriam publicadas nos veículos de comunicação. “Em 2012, mandamos um repórter para observar como ocorre a cobertura da Zero Hora. Essa pauta não seria realizada em uma cobertura convencional”, afirma Canatta.

O projeto do Editorial J está dividido em duas instâncias: com os alunos do jornal, que estarão fazendo matérias sobre Porto Alegre, e com os estudantes que farão matérias especiais do interior do estado. A eleição é uma das maiores coberturas jornalísticas e mais importantes para os veículos de comunicação. Canatta ressalta a importância de realizar essa atividade ainda na faculdade.

“O aluno tem a oportunidade do primeiro contato com uma cobertura ordinária, além de poder exercer as mesmas funções que um repórter de um grande jornal, rádio ou emissora de Televisão”. Qualquer estudante da Famecos, mesmo sem combinação prévia, podem enviar fotos, vídeos e até matérias para o e-mail: professoreseditorialj@gmail.com.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org