O Editorial J, um dos núcleos de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, publicou a primeira reportagem de uma série especial sobre o período de ditadura no Brasil. O trabalho foi pensado em razão dos 50 anos do golpe militar, que será marcado em abril de 2014, e é desenvolvido por estudantes e professores da faculdade. Com o título de Infiltrados na Universidade, a matéria pode ser conferida na edição de outubro/novembro do jornal do J, tanto na versão impressa, quanto online.
Para produzir o conteúdo dessa publicação, as alunas Anna Cláudia Fernandes (8˚semestre) e Thamíris Mondin (4˚semestre) conversaram com um ex-agente do Dops-RS (Departamento de Ordem Política e Social), que, entre 1971 e 1979, trabalhou infiltrado dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entrevistaram também historiadores e um estudante que, na época, era líder estudantil e, por isso, foi alvo de perseguições constantes.
De acordo com Anna Cláudia, o maior desafio foi conseguir conversar com Escobar, codinome do ex-agente, e ter a certeza de que os relatos condiziam com os fatos. Por isso, o processo de apuração foi longo, teve início em julho e foi concluido em outubro. O resultado final foi uma reportagem de três páginas, com depoimentos exclusivos de pessoas que agiram ativamente em um dos períodos mais marcantes da história política do país.