A tarde de quinta-feira (23) foi incomum para os voluntários do Editorial J, laboratório de jornalismo do Espaço Experiência. Uma equipe de alunos transferiu a redação para a Casa de Cultura Mário Quintana, onde realizou a cobertura multimídia, e, em tempo real, do evento Conexões Globais.
Com dois computadores, um Ipad, Smartphones e o Wi-fi da Casa de Cultura, a equipe produziu conteúdos de vídeo, áudio e matérias para a Web e para o jornal mensal do laboratório. O grupo de alunos colheu depoimentos, entrevistou participantes e, com isso, produziu todo um material multimídia. Segundo o professor Fábio Canatta, “eles não tinham uma sala para produzir os materiais, e a internet do Wi-fi não tinha muita qualidade. Foi um jornalismo de guerrilha”.
A Famecos Cast, rádioweb produzida pelo Editorial J, foi responsável por transmitir as atividades ao vivo, pelo programa Ustream. Com a colaboração dos alunos Matheus de Jesus, Rafael Ramos, Augusto Krieger, Laís Escher e Lorenço Oliveira, o programa Enfoca foi ao ar das 16h às 17h, indicando a maior audiência da rádio até o momento. Eles entrevistaram o jornalista e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Fabio Malini, um dos debatedores do painel Cibercultura e Ética Hacker. Segundo Oliveira, a Famecos Cast fez uma cobertura pioneira, já que foi a primeira rádio da faculdade a transmitir ao vivo um evento. “Foi bem improvisado, fizemos tudo ali na hora mesmo”, ressalta.
Os vídeos sobre o evento também foram realizados em tempo real, com gravação, edição e postagem diretamente da Casa de Cultura. “O mais legal foi a tarefa de montar uma cobertura que foge do normal, com a urgência e a adrenalina do jornalismo diário”, salienta Canatta.
A cobertura teve a participação de todos os núcleos do Editorial J. As matérias feitas na tarde de ontem serão publicadas nessa sexta-feira (24), no site, além de algumas que irão para o jornal impresso, distribuído mensalmente. Os alunos também produziram conteúdos para as redes sociais, como o Twitter e o Instagram, através das hashtags #conexoesj e #jotagram. Com o material, foi criado um Storyfi, que englobou todas as publicações feitas pelos participantes do Conexões Globais. O evento prima por uma cobertura colaborativa, além de valorizar a mídia alternativa. Por essa razão, retuitou informações transmitidas pelos alunos.
O Editorial J já fez uma cobertura multimídia semelhante nas eleições para a prefeitura de Porto Alegre, em outubro de 2012. “Queremos repetir essa experiência de coberturas intensas e multimídia sempre que tivermos a oportunidade”, afirma Canatta.
A segunda edição do evento Conexões Globais se encerra neste sábado (25). Toda programação é gratuita e constituída por palestras e debates com convidados internacionais, oficinas, shows e outros encontros culturais na Casa de Cultura Mário Quintana. As discussões incluem temas como mobilização social na era da internet, comunicação, democracia 2.0, direitos civis na rede e cultura digital.
Assista ao vídeo 60 Segundos Especial Conexões Globais, produzido pelo Editorial J.