Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
24 de maio de 2013

Editorial J realiza cobertura do evento Conexões Globais

Alunos produziram conteúdo para plataformas impressa e web
Por Carolina Fortes
Conteúdo foi produzido exclusivamente pelos alunos (Foto: Editorial J)

Conteúdo foi produzido exclusivamente pelos alunos (Foto: Divulgação/ Editorial J)

A tarde de quinta-feira (23) foi incomum para os voluntários do Editorial J, laboratório de jornalismo do Espaço Experiência. Uma equipe de alunos transferiu a redação para a Casa de Cultura Mário Quintana, onde realizou a cobertura multimídia, e, em tempo real, do evento Conexões Globais.

Com dois computadores, um Ipad, Smartphones e o Wi-fi da Casa de Cultura, a equipe produziu conteúdos de vídeo, áudio e matérias para a Web e para o jornal mensal do laboratório. O grupo de alunos colheu depoimentos, entrevistou participantes e, com isso, produziu todo um material multimídia. Segundo o professor Fábio Canatta, “eles não tinham uma sala para produzir os materiais, e a internet do Wi-fi não tinha muita qualidade. Foi um jornalismo de guerrilha”.

A Famecos Cast, rádioweb produzida pelo Editorial J, foi responsável por transmitir as atividades ao vivo, pelo programa Ustream. Com a colaboração dos alunos Matheus de Jesus, Rafael Ramos, Augusto Krieger, Laís Escher e Lorenço Oliveira, o programa Enfoca foi ao ar das 16h às 17h, indicando a maior audiência da rádio até o momento. Eles entrevistaram o jornalista e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Fabio Malini, um dos debatedores do painel Cibercultura e Ética Hacker. Segundo Oliveira, a Famecos Cast fez uma cobertura pioneira, já que foi a primeira rádio da faculdade a transmitir ao vivo um evento. “Foi bem improvisado, fizemos tudo ali na hora mesmo”, ressalta.

Os vídeos sobre o evento também foram realizados em tempo real, com gravação, edição e postagem diretamente da Casa de Cultura. “O mais legal foi a tarefa de montar uma cobertura que foge do normal, com a urgência e a adrenalina do jornalismo diário”, salienta Canatta.

A cobertura teve a participação de todos os núcleos do Editorial J. As matérias feitas na tarde de ontem serão publicadas nessa sexta-feira (24), no site, além de algumas que irão para o jornal impresso, distribuído mensalmente. Os alunos também produziram conteúdos para as redes sociais, como o Twitter e o Instagram, através das hashtags #conexoesj e #jotagram. Com o material, foi criado um Storyfi, que englobou todas as publicações feitas pelos participantes do Conexões Globais. O evento prima por uma cobertura colaborativa, além de valorizar a mídia alternativa. Por essa razão, retuitou informações transmitidas pelos alunos.

O Editorial J já fez uma cobertura multimídia semelhante nas eleições para a prefeitura de Porto Alegre, em outubro de 2012. “Queremos repetir essa experiência de coberturas intensas e multimídia sempre que tivermos a oportunidade”, afirma Canatta.

A segunda edição do evento Conexões Globais se encerra neste sábado (25). Toda programação é gratuita e constituída por palestras e debates com convidados internacionais, oficinas, shows e outros encontros culturais na Casa de Cultura Mário Quintana. As discussões incluem temas como mobilização social na era da internet, comunicação, democracia 2.0, direitos civis na rede e cultura digital.

Assista ao vídeo 60 Segundos Especial Conexões Globais, produzido pelo Editorial J.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org