Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
25 de junho de 2015

Editorial J renova design de website

Objetivo é ter espaço para todo o conteúdo produzido pelos alunos
Por Nicolle Timm
Foto: Letícia Monteiro

Lançamento do novo website é nesta quarta-feira (24) (Foto: Letícia Monteiro)

Após quase quatro anos, o website do Editorial J, laboratório de jornalismo do Espaço Experiência da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, está com um design renovado. O antigo modelo nasceu junto com o Editorial J, no segundo semestre de 2011. Com o crescimento do núcleo, foi preciso aperfeiçoar para ampliar o espaço à produção de conteúdos de qualidade que os alunos desenvolvem. As novidades vão desde a aparência até os novos itens. O site conta com uma manchete destacada, galerias de fotos e um espaço permanentemente ativo para a webrádio Famecos Cast e para os telejornais. Além disso, há indicação nas matérias sobre o tipo de conteúdo que o usuário encontra antes de clicar. Foi acrescentado também o item Jsugere, espaço atualizado semanalmente para indicar conteúdos que outras empresas de comunicação publicam. Do site antigo, estão mantidas as seções acontece, reflita e explore.
O projeto para a renovação do website vem sendo discutido desde agosto de 2014. Um grupo de professores se reunia para debater os problemas do modelo antigo e convidaram três alunos do Curso de Jornalismo para desenvolver o projeto. Bibiana Borba, ex-aluna de Jornalismo da Famecos, Bruno Ibaldo e Felipe Nogueira, ainda alunos de Jornalismo, foram os estudantes que lideraram o processo de criação de um novo design, sob a orientação dos professores Alexandre Elmi, Fábio Canatta e Marcelo Träsel. A programação foi realizada pela professora Silvana Sandini.
Canatta, coordenador do Editorial J, explica que o antigo modelo dividia as matérias nas seções acontece, reflita e explore para contemplar o que era feito no núcleo, com todas as mídias e de forma convergente. Dessa forma, não existia hierarquização e todas as informações tinham o mesmo valor. No entanto, com o aumento das publicações, o website ficou pequeno. “Começamos a sentir falta de espaço para produtos que nós tínhamos criado e para a rotina que não existia lá no início”, conta. Para o coordenador do Curso de Jornalismo, professor Fábian Chelkanoff Thier, mudar faz parte de um processo natural na Universidade, onde o teste faz parte do dia a dia. “Testamos e tentamos fazer de maneiras diferentes. Quando o site foi lançado entendíamos que era um caminho válido. No entanto, com o passar do tempo, todos perceberam que os conteúdos não eram valorizados da maneira que deveriam”, avalia.
A participação dos alunos nesse processo foi fundamental. Bibiana, que trabalha atualmente na Rádio Guaíba, quando foi convidada para participar, estava no último semestre de Jornalismo na Famecos. Ela aceitou o desafio, porque considera essencial que a arquitetura de informação de um site seja pensada por jornalistas. O novo website promete trazer uma navegação muito mais convidativa aos usuários, além de permitir um acesso mais fácil a todo o conteúdo elaborado pelos alunos que participam do Editorial J.
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org