Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
28 de outubro de 2019

Editorial J vence na categoria universitária do Prêmio José Lutzenberger

Estudantes da Famecos receberam destaque com a reportagem “Seja a Mudança”
Por Amanda Gorziza e Thais Macedo

O Laboratório de Jornalismo (Editorial J) da Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos conquistou na terça-feira, 22 de outubro, o Prêmio José  Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. O grupo composto pelos estudantes Camila Andrade Pires (6º semestre), Hebert Kiniphoff Garcia (8º semestre), Luana Bublitz Martins (5º semestre), Lucas Picarelli Canever (2º semestre), Lourenço Moreira Marchezan (6º semestre), Maria Eduarda Nascimento da Rocha (4º semestre) e Manuela Neves Ribeiro (5º semestre) participou da categoria Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário e recebeu o primeiro lugar com o trabalho “Seja a Mudança”. Se trata de um conjunto de reportagens que mostram projetos que trabalham com a preservação do meio ambiente.

Foto: Divulgação ARI

O prêmio reconhece profissionais e estudantes de jornalismo que buscam proteger e divulgar reportagens com temática ambiental. Ele é promovido por Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RS) e Braskem. O nome da premiação homenageia um dos pioneiros no movimento ecológico brasileiro, José Lutzenberger.

“Os alunos discutirem sobre a questão ambiental nos dá a certeza de que é uma preocupação que vão levar para a vida e para o mercado. Então, estamos tentando de alguma forma impactar no jornalismo que se faz lá fora”, afirmou o professor Fábio Canatta, coordenador do Editorial J. Ele comentou que os alunos cresceram muito na produção das reportagens e que o objetivo do laboratório é ser um espaço com vivências do mercado de trabalho. “Nos deixa muito felizes ter ganho este prêmio, em especial nesse momento que a questão ambiental é tão importante no cenário do país e do mundo”, completou o professor.

 A estudante Camila Pires, editora do núcleo de vídeo do Editorial J,  falou sobre o uso das redes sociais para informar as pessoas: “Nós pegamos o Instagram, a rede social que o jovem mais usa, e inserimos jornalismo ambiental, porque é necessário falar sobre isso”. A falta de espaço na mídia, a necessidade de inovar no jornalismo juntamente com a provocação de fazer algo novo fizeram surgir o “Seja a Mudança”. O projeto é diferente no formato porque os vídeos são de, no máximo, um minuto, e  possuem um card com informações que instigam o usuário a saber mais. Camila afirma que a forma como os personagens são apresentados também é um diferencial do projeto. “Para nós, era importante encontrar projetos que mudaram a vida das pessoas, para mostrar como a sustentabilidade e o meio ambiente podem contribuir para o crescimento humano”, disse ela. A compreensão de para quem a reportagem seria direcionada também alterou seu formato. “O público do Editorial J são jovens universitários e nós entendemos a necessidade de utilizar as novas mídias para informá-los”, diz Camila. O reconhecimento pelo trabalho é um dos sentimentos que eles mais afirmam sentir com esse projeto. “A sensação que permeia é a de missão cumprida, pois o jornalismo ambiental não está em pauta todo dia e ser reconhecido por um trabalho como esse é  muito importante”, afirma Manuela Neves, que trabalhou na pós-produção da reportagem. 

O Editorial acumula na prateleira 21 prêmios em 8 anos de história. Além disso, a Famecos também ganhou diversos outros reconhecimentos nas edições anteriores do Prêmio José Lutzenberger. No ano passado, Nícolas Chidem da Costa, junto de seu grupo do Projeto V (parte do 5º semestre de Jornalismo), venceu o segundo lugar com o trabalho “A última gota”. Além dele, Carla Antunes Tesch, Cândida Schaedler e Helena Rocha Peixoto, alumni da Famecos, receberam prêmios nos últimos anos. Ao todo, a Escola conta com cerca de 15 estudantes vencedores do Prêmio Braskem de Jovem Universitário ao decorrer das seis edições.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org