Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
30 de setembro de 2013

Eduardo Wannmacher

Foto: Cassiana Martins/ Famecos/ PUCRS

Foto: Cassiana Martins/ Famecos/ PUCRS

Apaixonado por cinema, Eduardo Wannmacher iniciou sua vida como professor acadêmico em 2002. Há 19 anos formado em Publicidade e Propaganda pela Famecos, ministra disciplinas na área audiovisual para os cursos de comunicação da PUCRS: Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Além disso, é professor dos Laboratórios de Realização do Teccine – Curso Superior de Tecnologia e Produção Musical. Wannmacher trabalha com produção desde os tempos da faculdade, somando mais de 20 anos na área audiovisual. Entre seus principais trabalhos, destacam-se as produções de documentários e filmes, sempre atuando como diretor ou roteirista.

Antes de lecionar na Famecos, Wannmacher deu aulas na Universidade de Passo Fundo. “Sempre fui um apaixonado por cinema e sempre estive em busca desse sonho”.

Entre filmes e festivais, prêmios e conteúdos para a televisão gaúcha, como ficção e documentários exibidos na RBSTV, Wannmacher está produzindo mais uma série especial de quatro episódios para a emissora, com estreia ainda este ano. Um segundo projeto em andamento é um longa metragem.

Filmes dirigidos pelo professor já viajaram o mundo, concorrendo em festivais de Cuba e Suécia. Seu filme mais recente, 24 horas com Carolina, foi para Cuba e recebeu um convite para concorrer no Festival Mix Brasil, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Entre as experiências que considera mais marcantes da sua vida profissional, o cineasta destaca a direção de filmes autorais e a sua participação na Jornada Literária de Passo Fundo, onde pôde conhecer e criar laços com profissionais do cinema de diversos outros estados do país.

O filme Um dia como hoje, com dois minutos de duração, recebeu cinco prêmios no Festival de Cinema de Gramado em 2007. No elenco, o filme contou com a atuação do ator global e gaúcho Júlio Andrade, e de Carolina Sudati.

Wannmacher destaca que antes da sua atuação no mundo cinematográfico, vem a PUCRS. “A relação do professor com o aluno é a essência de tudo, o mais importante é dar aula, é ensinar e trocar conhecimentos. Eu gosto de compartilhar a minha experiência com os meus alunos durante as minhas aulas, que, na sua maioria, são de pura prática”, ressalta. Para Wannmacher, comunicação é sinônimo de trabalho em grupo, sem individualismo.

Seus planos futuros são de continuar dando aula e seguir fazendo filmes, redobrando sua atenção aos novos espaços que se abrirão na televisão brasileira. E a dica que o professor deixa para os apaixonados por cinema é: “Antes de tudo, seja espectador. A pessoa tem que se construir como tal, para depois criar um repertório”, ressalta.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org