O 9º ECOM – Encontro de Comunicação Marista – aconteceu nos dias 21 e 22 de junho, na PUCRS. O evento contou com a presença de representantes das Instituições de Ensino Marista do estado e teve como questão central “De que maneira o saber da comunicação pode apoiar escolas, centros sociais e instituição de ensino superior a, cotidianamente, negociar a convivência entre lógicas e interesses distintos?”.
Dentre os painéis e palestras que foram apresentados no encontro, a manhã do segundo dia foi marcada pelo tema “Rede sociais, que mundo é esse?”, ministrada pelo Prof. Ms. Fábian Chelkanoff, coordenador do Espaço Experiência da Famecos, juntamente com os jornalistas Fernanda Laguna, facilitadora de comunicação do Colégio Marista Assunção, Tiago Rigo, assessor de comunicação do Colégio Marista Rosário, e ainda pelo relações públicas Diego Wander Silva, da Assessoria de Comunicação e Marketing da Rede Marista.
Os palestrantes debateram sobre a comunicação digital como uma plataforma de integração em rede e defenderam a adesão das instituições de ensino às redes sociais. Chelkanoff sustentou que “tem muita coisa acontecendo e nós precisamos entender esse cenário”. É necessário estar inteirado sobre novas tecnologias para poder se adaptar e encontrar a melhor forma de transmitir conhecimento, tanto em sala de aula quanto fora dela, afirmou. Atualmente, em todo o mundo, 663 milhões de pessoas estão conectadas via Skype, 629 milhões via Facebook e outras 220 milhões via Twitter.
Na segunda parte do encontro do dia 22, foi montado um debate entre alunos e educadores sobre o tema “O que precisamos para conviver na escola da Sociedade Transparente?”. O graduando em jornalismo Rafael Grendene participou do debate e destacou a importância da imersão dos professores e dos estudantes nas redes sociais, ressaltando a importância da interação entre o meio acadêmico e seus públicos. O evento contou com a cobertura jornalística dos alunos do Espaço Experiência que tuitaram durante a manhã.