Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
INTERCOM
6 de setembro de 2017

Eleição Intercom: professora da Famecos está entre os nomeados

Cristiane Finger é a nova Diretora Regional Sul
Por Victor Eduardo Siviero Alves

Cristiante Finger coordena a direção do Intercom Sul (Foto: Bruno Todeschini)

A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) será empossada na 39ª Assembleia Geral Ordinária, que acontece amanhã (7), às 19h, no Hotel Radisson, durante o 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Curitiba (PR). Dentre os novos nomes da chapa eleita, a Profa. Dra. Cristiane Finger, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, foi contemplada com o cargo de Diretora Regional Sul.

A apuração pública da eleição, que aconteceu no dia 22 de junho na sede da Intercom, em Pinheiros, São Paulo, escolheu sua nova Diretoria Executiva e os Conselhos Fiscal e de Representantes dos Pesquisadores para o triênio 2017-2020. A professora da Famecos afirma que a Intercom é a maior sociedade de pesquisadores em comunicação, sendo, portanto, uma referência: “Por ser a maior, ela consegue elencar, a cada encontro, uma possibilidade de troca de conhecimento e de pesquisa do que está se fazendo”, explica. A profissional conta que a partir da indicação do Programa de Pós-Graduação da Famecos (PPGCOM), que na época era coordenado pelo Prof. Dr. Antônio Hohlfeldt, o seu nome aprovado para ficar responsável pela coordenação da Direção Sul.

Cristiane afirma que a função da direção regional é organizar o encontro do Intercom em seu território. Ela explica que o Intercom nacional é antecedido pelo Intercom regional, ou seja, todos os trabalhos, todas as categorias e todos os congressos que acontecem em nível nacional também ocorrem com o evento regional. “A responsabilidade do Intercom Regional é abrir as portas para os novos pesquisadores, porque eles têm maior possibilidade de participar de um encontro regional”, avalia a professora. “Por exemplo, fomos ao Intercom há pouco tempo em Manaus, então imagina, ir daqui até Manaus é uma viagem para a Europa”, complementa.

Cristiane recebeu o convite para integrar a diretoria do Intercom como uma honra, visto que é um trabalho de grande importância. “Eu acho que quando fazemos parte de uma categoria, a gente tem que sempre realizar de uma maneira que, em algum momento, colabore para melhorá-la”, defende. Hoje, ela também é vice-presidente da Associação Rio Grandense de Imprensa (ARI) e faz parte da comissão de ética do Sindicado do Jornalistas.

 

O que é a Intercom?

A Intercom é uma entidade sem fins lucrativos destinada a incentivar a troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. Cristiane conta que o grupo que ela integra, de Telejornalismo, é relativamente novo, já que surgiu a partir de uma ramificação do antigo Grupo de Jornalismo, que se dividiu em outras congregações. Para ela, isso mostra o quanto o Intercom cresceu. “A cada encontro, conseguimos ter contato com os pesquisadores das nossas e de outras áreas, fazer uma troca do que cada um está pensando, pesquisando e quais são as tendências, conceitos, autores. Então é realmente no Brasil o maior encontro que existe”, conclui.

 

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org