Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
21 de junho de 2016

Elói Zorzetto media Painel RBS Notícias na Famecos

16ª edição tratou sobre as adversidades do inverno no Rio Grande do Sul
Por Isabella Magedanz Pesce
(Foto: Bernardo Speck)

Elói Zorzetto mediou debates em 16 municípios gaúchos (Foto: Bernardo Speck)

O auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS foi palco da 16ª edição do Painel RBS Notícias. Na tarde da segunda-feira (20), Elói Zorzetto, apresentador e editor-chefe do RBS Notícias, mediou o debate sobre Os principais problemas vividos pela população para enfrentar o frio e as adversidades do inverno no EstadoTambém participaram do encontro a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Maria Pellini, o vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Marcelo Schreinert, e o subchefe estadual de Proteção da Defesa Civil, Alexandre Martins de Lima. Os especialistas em climatologia e meteorologia Régis Alexandre Lahm, da PUCRS, e Francisco Eliseu Aquino, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também contribuíram para a conversa.

“O evento é uma grande reunião aberta que tem como objetivo expor, debater e aprofundar temas de interesse público”, destacou Zorzetto ao iniciar o Painel. Por cerca de duas horas, os painelistas abordaram questões em torno das variações climáticas e do regime de chuvas no Estado. Segundo Aquino, a região Sul apresenta os maiores extremos de temperaturas, chuvas e estiagem no território nacional. Lahm apresentou os resultados da pesquisa realizada pelo Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG), do Departamento de Geografia da PUCRS, sobre o mapeamento das regiões de alagamento de Porto Alegre. “Ao todo, são 2.888 pontos de inundação”.

Lima ressaltou que a Defesa Civil é um órgão que atua por meio de políticas de prevenção, de mitigação de danos, de oferecimento de respostas à população e de reconstrução. Ele ainda salientou a relevância da campanha do agasalho nos municípios e a ampliação do projeto para arrecadar alimentos, produtos de limpeza e brinquedos. Já Schreinert, que também é prefeito de São Jerônimo, destacou as dificuldades ligadas à gestão de desastres ambientais em função da burocracia. Por fim, Ana Pellini fez referência a projetos de desassoreamento de rios e recomendou que a população e os órgãos públicos municipais atentem às questões do meio ambiente, visando resultados de longo prazo.

O Painel RBS Notícias percorreu 16 cidades do Rio Grande do Sul. As temáticas abordadas nos debates serão transformadas em reportagens para a programação da RBS. Confira os destaques de Elói Zorzetto sobre a conversa:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org