Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
50 ANOS FAMECOS
11 de outubro de 2016

Em aula inaugural, Sodré sugere que alunos leiam mais

Pesquisador e professor também abordou as transformações da Comunicação nos últimos 50 anos
Por Bianca Gross e Nicolle Timm
Professor da Famecos Juremir Machado da Silva foi o mediador da aula inaugural ministrada por Muniz Sodré (Foto: Luísa Zelmanowicz)

O professor da Famecos Juremir Machado da Silva foi o mediador da aula inaugural ministrada por Muniz Sodré (Foto: Luísa Zelmanowicz)

Na noite dessa segunda-feira (10), o auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS estava lotado. Tinha tanta gente que uma segunda sala foi liberada para o mesmo fim e também terminou tomada em poucos minutos. O motivo era claro: Muniz Sodré. Um dos teóricos na área de Comunicação que mais tem circulação e respeitabilidade no Exterior ministrou uma aula inaugural, parte das homenagens aos 50 anos da Faculdade. Graduado em Direito, mestre em Sociologia e doutor em Ciência da Literatura, o professor da Escola de Comunicação da UFRJ falou sobre as transformações da Comunicação nas últimas cinco décadas. Depois de ser apresentado pelo mediador do evento e professor da Famecos Juremir Machado da Silva, Sodré deu início à aula, que durou em torno de 50 minutos.

A partir de conceitos da área, o pesquisador traçou a trajetória semântica e material da Comunicação nos últimos 50 anos. “No mais simples dicionário de latim, a palavra communicare quer dizer dividir por dois. Quando se divide por dois, se tem a possibilidade de um alfabeto, de uma linguagem, que é criada por esse ato radical de dividir por dois”, afirmou Sodré, acrescentando que os dicionários contemporâneos se habituaram no começo do século passado a entender a comunicação como transmissão de mensagens ou de informações, senão como uma espécie de horizonte ético e psicológico. Segundo ele, a ideia do termo é recente. “Isso não tem tanto tempo. Nós assistimos a esse desenvolvimento e a essa consignação exatamente nesse período em que se constituiu e se desenvolveu a Famecos”.

Com tantas mudanças no meio tecnológico ao longo das décadas, Sodré falou sobre o uso das redes sociais e da informação no meio digital. Para ele, a internet, em especial as redes sociais, não comunica do ponto de vista de conteúdo, mas mostra que a essência da comunicação é conectar. Essa amplitude, conforme o professor, não existia há 50 anos. “O mundo está sendo reconfigurado pela informação”, disse.

Sodré também abordou conceito de comunicação nas faculdades e destacou que hoje trabalham com a relação direta com a fala. A diferença entre linguagem e comunicação é ressaltada pelo pesquisador pelo alcance acadêmico imediato. “Me parece que a academia tem girado nos últimos 50 anos em torno da ideia de comunicação como fala apenas e volta os olhos excessivamente à mídia, que é uma fala ininterrupta e que também não comunica nada”. A distinção entre o funcionamento da língua e a comunicação, conforme seu pensamento, está na diferença entre palavras e símbolos e entre signo e símbolo.

Em entrevista concedida ao Portal Eu sou Famecos, Sodré destacou que o diferencial da instituição é prestigiar a carreira do professor e abrir espaço para pesquisa. Além disso, o professor também afirma que a Faculdade está atenta às novas perspectivas de ver o mundo e pensar no futuro. Aos estudantes de Comunicação, ele aconselha que leiam. “Hoje, se lê pouco, e não é apenas ler teoria. Há outras fontes de conhecimento, há saber às vezes nos romances, nos livros, nas poesias. Tem que ter programa mais consistente, mais motivado de leitura”, aconselha.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org