Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
26º SET UNIVERSITÁRIO
17 de setembro de 2013

Em movimento para mudar o mundo

Após voltar da Síria, Aldo Sauda conta suas experiências no SET
Por Lucas Leffa
Foto: Giovanna Pozzer/ Famecos/ PUCRS

Foto: Giovanna Pozzer/ Famecos/ PUCRS

Egito, Jordânia, Síria. Lugares que ocupam o centro das atenções do mundo por conta de conflitos, tragédias, mas, principalmente, por esperança. Com dois contatos, um pouco de dinheiro e muita vontade, Aldo Sauda, bacharel em Relações Internacionais, largou sua segunda graduação em Direito e foi tentar a sorte no Oriente Médio.

Em sua estreia no SET Universitário, Sauda falou, durante a palestra As manifestações pelo mundo e a mudança no jornalismo brasileiro, sobre suas experiências com o jornalismo. No evento, mediado pelo professor Vitor Necchi, o palestrante revelou que apesar de não ter o diploma de jornalista, teve facilidade em se adaptar ao ofício por conta de suas semelhanças com sua área de estudo.

O freelancer estava no Cairo durante o início da revolução, em 2011, e destacou o papel das redes sociais na mobilização, relacionando os protestos do Egito com as manifestações de junho deste ano, no Brasil. O papel do jornalista e a discussão das diferenças entre mídia alternativa e tradicional foram trazidas para o debate. Durante o período em que testemunhou os acontecimentos no Cairo, Sauda vendeu suas matérias tanto para portais de mídia alternativa quanto para os grandes nomes da mídia tradicional.

Segundo Sauda, o confronto da Síria ceifou a vida de jornalistas como nunca antes se viu. Para ele, o fenômeno está associado à falta de confiança que a população em geral nutre pela mídia. Trabalhar nessa situação garantiu memórias únicas ao palestrante, que foram divididas no auditório.

No Brasil e no Oriente Médio, a insatisfação com a situação atual levou a juventude para as ruas. Política foi o cerne de duras críticas tecidas por Sauda. Na visão dele, o jornalismo independente deve estar próximo dos movimentos sociais, gerando uma visão mais humana. “Eu acredito em um mundo melhor construído por jovens, trabalhadores, pessoas em movimento. Pois elas são o mais importante”, argumentou, elogiando a atuação dos estudantes durante a palestra. ”Os alunos pareciam curiosos e mandaram perguntas muito pertinentes, apesar do frio”, brincou Sauda, referindo-se à manhã gelada desta terça-feira. Para o futuro, ele planeja terminar o documentário sobre sua vivência na Síria, lançar um livro e voltar à vida acadêmica.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org