Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
25 de novembro de 2016

Em Portugal, professores debatem jornalismo móvel

Ana Cecília Nunes e Eduardo Pellanda participaram de congresso nos dias 22 e 23 de novembro
Por Bianca Gross
Foto: Divulgação 3º Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis

Professores apresentam artigo em Portugal (Foto: Divulgação 3º Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis)

Durante os dias 22 a 23 de novembro, os professores de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Ana Cecília Nunes e Eduardo Pellanda participaram do 3º Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis, em Portugal. No evento, os docentes apresentaram artigo, participaram de palestras e ministraram oficinas.

A professora Ana Cecília Nunes expôs o artigo “Mobilidade e jornalismo digital contemporâneo: fases do jornalismo móvel ubíquo e suas características”, junto do docente Eduardo Pellanda. O trabalho foi desenvolvido pela equipe do Ubilab, laboratório de pesquisa mobile da Famecos, que fica no Tecnopuc e é coordenado pelo Prof. Dr. Pellanda. Ana conta que o jornalismo para dispositivos móveis adapta-se aos novos cenários tecnológicos e culturais. O artigo apresenta uma classificação dos caminhos utilizados no jornalismo móvel ubíquo para assim refletir sobre a influência das mudanças tecnológicas na apresentação das informações. Portanto, é realizado um resgate histórico de possibilidades, com discussão sobre o impacto de tais características para a profissão. “É possível observar como o jornalismo neste cenário não apenas indica caminhos, mas também é influenciado por outros aplicativos e costumes da comunicação para dispositivos móveis.”

A professora Ana conta que os docentes também ministraram uma oficina sobre App Inventor denominada “Criação e Aprendizagem da plataforma App Inventor (MIT) para jornalismo” e participaram de uma palestra com o Prof. Ramón Salaverria. Professor de Jornalismo da Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha), Salaverria falou sobre internet das coisas, área que foi pesquisada no Ubilab.

A oportunidade de interagir com professores, pesquisadores e estudantes de outras universidades do mundo é muito enriquecedora, conta a docente. Ela também destaca que o melhor de participar de conferências é a avalanche de novas ideias e a energia de querer sempre ir além: “Quando volto dos eventos, tento trazer isso para a sala de aula, contanto um pouco do que vi, incorporando alguns conteúdos às aulas, mas principalmente tentando trazer essa atmosfera de novas ideias para a sala de aula”. O professor Pellanda acredita que a participação no congresso é fundamental para ver o que os outros colegas estão produzindo e testar a opinião deles sobre os nossos trabalhos.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org