Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
13 de setembro de 2018

Em sua 31° edição, SET Universitário ocorre nos dias 1, 2 e 3 de outubro

Grande variedade de oficinas, experiência, proximidade com os ministrantes e resgate da localidade são destaques do evento
Por Flávia Pereira

O evento que agita o segundo semestre na Escola e anualmente traz convidados da área de comunicação, possibilita aos alunos vivências e contato com figuras em evidência no mercado está de volta. O 31° SET Universitário já tem data marcada e ocorre no campus da Universidade nos dias 1, 2 e 3 de outubro. A edição deste ano tem mais oficinas, uma única (e grande) palestra e novas categorias no Prêmio SET,  com o intuito de contemplar a chegada do curso de Design à Famecos.

À frente do Laboratório de Eventos e Relacionamento da Escola e da organização do SET Universitário desde 2007, a professora Neka Machado conta que o conceito do evento mudou neste SET em relação aos anteriores. Neste ano, o evento diminui o número de palestras para apenas uma e oferece mais de 40 oficinas, agora nos turnos manhã, tarde e noite, possibilitando que o aluno participe em seu turno de aula sem que tenha prejuízos, e também nos outros que tiver livres. Anteriormente, as oficinas eram oferecidas apenas na parte da tarde, o que dificultava a participação de alunos que tivessem outras atividades no turno vespertino. Agora, todos têm chance de se increver, e o estudante tem liberdade para projetar a sua programação. 

Foto: Jaíne Missio

 

Algumas das oficinas já confirmadas são: YouTube, Slam, Jornalismo Investigativo, Diversidade, Leis de incentivo, Fotografia Audiovisual, Elaboração de Currículo, Empreendedorismo e Marketing no Instagram. Outra novidade que o 31° SET traz são as oficinas fora do campus. Algumas acontecerão em um turno na PUCRS e no turno inverso na sede de veículos de comunicação, e uma oficina acontecerá no Theatro São Pedro, por exemplo. A tradicional palestra de abertura, a premiação na última noite e a festa do encerramento do evento continuam. Desta vez, a comemoração final será na casa noturna Nuvem, na rua João Alfredo 483, no bairro Cidade Baixa.

 

Compartilhar conhecimento

Liberdade para o aluno fazer a sua grade de acordo com os interesses pessoais, resgatar a localidade e enxergar o mercado local de outra maneira foram alguns motivos levantados pela professora Neka para as novidades na edição do evento deste ano. O período de instabilidade econômica que estamos vivendo também teve interferência. A busca por patrocínio e apoio e ofertas de serviços foram realizadas, com o intuito de oferecer possíveis alternativas e uma realidade mais palpável. A professora Neka comenta sobre a necessidade de nos olhar mais e repensar o fazer comunicação como catalisadores do novo.

 

As expectativas com a mudança no formato do evento são que os alunos sintam-se mais contemplados e vivam mais o SET, conta a professora Neka. Participar do evento na opinião dela é uma oportunidade de compartilhar o conhecimento de outra maneira, com a fonte materializada e sair da rotina do conteúdo de sala de aula. É o eco nas vozes de outras pessoas do que já vem sendo discutido e a confirmação da trajetória de formação.

 

Planejamento

Um evento como o SET Universitário exige planejamento e organização. O tempo ideal de preparação é de um ano, termina uma edição e, após relatórios, reuniões e avaliações, a próxima edição começa a ser pensada. O trabalho por trás do que vai ser mostrado ao público da Famecos e para quem vem de fora começa meses antes do evento e é coletivo e feito pelos alunos. “Desafio para quem dirige, coordena, quem faz e finaliza”, comenta Neka.

Nos bastidores do que é apresentado no SET Universitário também está o Laboratório de Conteúdo, junto com o Laboratório de Eventos e Relacionamento. Divulgações, o desenvolvimento de artes, o conceito e posts para as redes sociais da Escola são atribuições do espaço experimental, além da cobertura do evento. O professor Stefan Fernandes, do curso de Design, conta que as identidades visuais pensadas para o SET foram um trabalho conjunto dos alunos. Ideias que foram surgindo e se juntando. O processo de pensar e criar as novas identidades do evento começou em junho.

Alunos do Laboratório de Conteúdo trabalhando nas peças de divulgação do SET. Foto: Isabel Becker

Todas as informações sobre o SET Universitário vão sendo disponibilizadas através do site do evento e também das redes sociais Eu Sou Famecos, no Instagram e no Facebook.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org