Tania Pellegrini é a diretora sênior da HBS e esteve na PUCRS, em setembro, para apresentar o programa de estágio da emissora (Foto: Divulgação)
A Host Broadcast Services (HBS), emissora credenciada pela FIFA para as transmissões da Copa do Mundo de 2014, promove um programa de estágio em que seleciona estudantes de todo o Brasil para trabalharem para a emissora durante o evento, no Estádio Beira-Rio. A partir de fevereiro do ano que vem, o site da empresa disponibiliza um formulário que deve ser preenchido com currículo do interessado e com uma carta de motivação para a vaga de estágio.
Apenas estudantes matriculados nas universidades participantes e que falem inglês fluente podem participar do programa. Para os estudantes de Comunicação Social, a empresa oferece vagas de assistente em até sete áreas estruturais da transmissão: gerência de logística no estádio , tecnologia da informação, equipe de serviço de transmissão da FIFA , cabines de televisão, gerenciamento técnico do estádio e gerência de transmissão.
Dos inscritos, 110 serão pré-selecionados para entrevistas individuais com representantes da emissora em Porto Alegre entre abril e maio do ano que vem. Após essa etapa, 55 continuam na disputa pelas vagas e participam de um workshop de dois a três dias, no final de 2013, quando recebem treinamento para as funções a serem desempenhadas no Beira-Rio.
A última etapa da seleção é a contratação dos 27 estagiários, que devem ser anunciados entre fevereiro e abril de 2014. Além do treinamento profissional, os estagiários recebem uniformes, compensação financeira e um certificado de participação autenticado pela FIFA e pela HBS. As informações do programa de estágio também estão disponíveis no site.
Confira no vídeo abaixo, depoimentos de estudantes que participaram do programa na última Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul: