Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
22 de novembro de 2017

Emoção e alegria marcam reencontro dos diplomados de 67

Evento aconteceu no salão nobre da Associação Riograndense de Imprensa (ARI)
Por Bianca Gross

Evento firma a relação da Famecos com a ARI (Foto: Lenara Pothin/Famecos/PUCRS)

Sorrisos largos e abraços fraternos. Conversas e um reencontro com o passado. Na manhã desse sábado (18), a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) proporcionou um encontro de celebração pelos 50 anos de formatura da primeira turma de jornalismo da Faculdade dos Meios de Comunicação Social (Famecos) – as formaturas anteriores ocorreram sob o nome Escola de Jornalismo, parte da Escola de Filosofia da PUCRS. O evento, que ocorreu no Salão Nobre da entidade, iniciou com a fala do presidente deliberativo da Associação, Batista Filho, que deu o pontapé inicial na homenagem aos diplomados em 9 dezembro de 1967.

A iniciativa da transformação da Escola de Jornalismo da PUCRS em Faculdade dos Meios de Comunicação Social, em 1966, partiu do presidente da ARI e professor de Jornalismo da Universidade, Alberto André, que contou com o apoio dos professores e do então reitor da Universidade, irmão José Otão. Desde então, a Associação estabeleceu uma relação íntima com a Faculdade. A turma de diplomados, formada por 29 integrantes, iniciou o curso no ano de criação da Famecos, 50 anos atrás, quando as aulas eram ministradas ainda no Colégio Rosário, e o enfoque principal era a teoria, pois não havia salas especiais e equipamentos para desenvolver a parte prática.

Formandas Zaira Kalisweski Sgrillo e Ema Belmonte (Foto: Lenara Pothin/Famecos/PUCRS)

Durante a celebração, recordações da época de Faculdade emocionaram os presentes. As imagens, passadas ao som de “Alegria, alegria”, de Caetano Veloso – música com a qual os formandos entraram na cerimônia – os fizeram reviver uma época em que fazer jornalismo era produzir conteúdo com bloco de papel, caneta, gravador e máquina de escrever, relembra Olenca Kampff Mello. A jornalista iniciou sua trajetória no mercado de trabalho como apresentadora da extinta TV Piratini e atuou no departamento de notícias do veículo. Depois, trabalhou na Secretaria de Turismo e se aposentou pelo Tribunal de Contas.

Na cerimônia, o orador da turma, Luiz Henrique Fruet, releu o convite de formatura e fez questão de homenagear todos os colegas de graduação, bem como os professores. O jornalista, já aposentado, construiu sua carreira em São Paulo e atuou como repórter e editor de revistas como  Veja, Isto É e Placar. Feliz por participar do momento, Fruet diz que está cada vez mais jovem. “Me sinto entrando na faculdade”, brinca. Dos nove jornalistas presentes, o único que segue atuando na área é Aristides Germani Filho. O comunicador foi colunista do Jornal do Comércio e da Folha da Tarde. Hoje, aos 75 anos, ele ocupa o posto de chefe do Cerimonial do Palácio Piratini. “O segredo é ter perseverança e acreditar no que se faz”, revela.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org