O publicitário e pós-graduado em marketing estratégico Luciano Kunzler ministrou, nesta terça-feira, 29, a palestra As muitas caras do público interno: como pensar em comunicação interna para todas elas? Para se sentir mais à vontade, preferiu ficar em pé, estilo inovador dentro da programação do 22º SET Universitário. Estrategista e redator da agência Happy House, primeira especializada em endomarketing no país, no final estava tão à vontade que até dançou ao som de um dos jingles produzido pela empresa. A descontração arrancou risadas da platéia que lotou o auditório do prédio 9, formada majoritariamente por alunos de relações públicas, incluindo argentinos vindos de Córdoba, que acompanham os três dias do evento.
A explanação começou com a apresentação de conceitos sobre comunicação interna, focando principalmente a problemática da cara deste público. O tema, aliás, é slogan do SET este ano. “A proposta da palestra não é conclusiva, mas levantar questões”, instigou Kunzler. Ele também mostrou dilemas e paradigmas que surgiram com a era digital e não param de crescer, como o caráter multidisciplinar do endomarketing, as exigências de inovação e a difusão dos meios de comunicação.
Em seguida, o ex-aluno da Famecos passou para a parte mais legal, conforme ele mesmo afirmou: as peças realizadas pela Happy. Pensadas para diferentes públicos, divididas principalmente entre liderança e funcionários, as campanhas são recentes. Algumas finalizadas nesta terça-feira. “Se criatividade é a principal ferramenta de trabalho, já que nesse meio há possibilidade de invenção de diferentes mídias, o dia-a-dia também é desafiador”, afirmou empolgado o publicitário.