Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FEIRA DE CARREIRAS
7 de maio de 2015

Empreendedores compartilham suas experiências em palestra

Encontro reuniu jovens com cases de sucesso empresarial
Por Ana Paula Bueno

 

 Foto: Joana Berwanger/Famecos/PUCRS

Foto: Joana Berwanger/Famecos/PUCRS

Incentivar a realização de projetos inusitados e modernos. Esse foi o principal objetivo da palestra Jovens empreendedores: carreira e inovação, que aconteceu nesta quarta (6), na Feira de Carreiras da PUCRS. Rodrigo Casas e Gabriela Lemos, da Perky Shoes, Lorrana Scarpioni, da Bliive, e Diego Ximenes, da 99jobs, contaram sobre como venceram as barreiras da pouca idade e conseguiram tornar seus negócios bem-sucedidos.

A Perky Shoes foi fundada em 2011 pelo argentino Casas e pela gaúcha Gabriela, com o intuito de fabricar calçados confortáveis e com estampas originais. O casal se conheceu em 2009, na Argentina, e lá, identificou uma oportunidade para desenvolver sua ideia. Quando decidiram ter a própria marca, enfrentaram muitos problemas, como a dificuldade de encontrar um lugar que fabricasse os produtos no Brasil. “Se você tem uma ideia, lute por ela e não desista”, disse Casas. Hoje, a Perky Shoes está presente em sete estados do país, além de exportar para Europa, Arábia Saudita, Israel, Japão e Austrália.

Para Diego Ximenes, criador da plataforma de relacionamento com o trabalho, o importante é fazer o que se ama. Sua principal motivação para colocar em prática seu propósito foi perceber que a maioria dos profissionais não se diverte na realização de seu ofício e espera ansiosamente pelo fim do expediente. Para ele, o trabalho precisa ter um sentido maior que apenas o dinheiro, pois é algo diário. “Não é todo mundo que vai entender o seu caminho, mas tudo bem. Não é o deles, é o seu”, afirmou ele ao contar sobre a insatisfação de seus conhecidos com a sua escolha de não investir em um emprego tradicional. Hoje, Ximenes conta com mais de 25 parcerias de sucesso, entre elas, com a Rede Globo e o Banco Itaú.

Lorrana, desde sua infância, era engajada em serviços sociais e foi por intermédio dessa paixão que teve sua melhor ideia: elaborar uma rede colaborativa de troca de tempo. Assim, foi criado o Bliive, que, hoje, conta com mais de 80 mil usuários ativos em 100 países. No site, você oferece uma experiência. Por exemplo: uma aula de inglês durante uma hora e recebe um TimeMoney, a moeda de troca da rede. Depois, é possível trocá-la pelo conhecimento de outra pessoa. “Medo é uma palavra que empreendedor não tem. Você precisa ter fé na sua ideia e não culpar os outros pelo que dá errado”, aconselha Lorrana, que em 2014, figurou na revista de inovação Technology Review, da Massachusetts Institute of Technology (MIT), como uma dos dez brasileiros mais inovadores com menos de 35 anos.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org