Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
19 de novembro de 2018

Enade acontece no final de novembro e tem como objetivo avaliar o desempenho de estudantes de graduação

Este ano os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda têm que realizar a prova
Por Flávia Pereira

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) acontece no domingo, dia 25 de novembro em todo o país. A prova é uma das etapas de avaliação de um curso superior e acontece com a realização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o Ministério da Educação. Este ano é a vez de alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Famecos e de todas as universidades do Brasil, com 80% do curso concluído ou previsão de formatura até julho de 2019 realizarem a prova. 

A cada três anos, os cursos são avaliados e anualmente um grupo de cursos realiza a prova. Em 2018, alunos dos cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo com 80% do curso já realizado e com formatura até o primeiro semestre do próximo ano terão realizar as provas do Enade. A não realização da prova impede o aluno de colar grau até a próxima avaliação do curso de formação, daqui há três anos.

O Enade é uma das avaliações componentes do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, junto com avaliações da instituição de ensino e do curso. A prova tem como objetivo de analisar e acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos em relação aos conteúdos previstos na grade curricular do curso de graduação, além do desenvolvimento de habilidades e competências adquiridas durante a formação acadêmica do estudante. Sendo o Enade um dos componentes de avaliação de um curso superior, o conceito obtido pelo curso faz parte do diploma do estudante, logo a nota acompanhará o aluno e a sua trajetória profissional. Um desempenho ruim por parte de uma universidade no exame, pode fazer o curso em questão fechar as portas.

Até 2015, o aluno com a maior nota do curso na PUCRS ganhava uma bolsa de estudos para um curso de especialização. Entendendo que as boas notas merecem reconhecimento, neste ano, serão dez bolsas de estudos em cursos de especialização para as melhores notas em comparação a média nacional, é o que conta a coordenadora e professora do curso de Publicidade e Propaganda, Márcia Christofoli. Na visão dela, a prova é extensa e é importante ler o enunciado das questões com atenção.

Como é o ENADE?

A prova do Enade é composta por 40 questões ao todo. Uma parte da prova é composta por dez questões da área da grande área da comunicação, questões comuns para o Jornalismo e a Publicidade e Propaganda, sendo duas questões discursivas e o restante questionamentos objetivos. A outra parte da prova é composta por 30 questões de conhecimentos específicos do curso de formação.

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org