Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
TECNOLOGIA
3 de dezembro de 2010

Enfim, iPad no Brasil

Por Adriano Pinzon, Fernando Agert, Sheila Uberti e Tiago Boff
00h00min: As cortinas da iPlace foram abertas para os applemaníacos (Foto: Sheila Uberti)

00h00min: As cortinas da iPlace foram abertas para os applemaníacos (Foto: Sheila Uberti)

O lançamento oficial do iPad no Brasil aconteceu na virada do dia 2 para o dia 3 de dezembro, com direito a contagem regressiva nas lojas autorizadas da Apple daqui. As capitais que receberam o aparelho foram: Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. Vieram para cá 50 mil unidades do iPad, número que provavelmente logo se esgotará, se depender dos applemaníacos brasileiros.

A loja iPlace, no Shopping Iguatemi de Porto Alegre, fechou suas portas às 21h e cobriu a vitrine com uma cortina preta. Enquanto a festa de lançamento era organizada lá dentro, uma fila de compradores interessados no tablet começava a se formar do lado de fora. Senhas foram distribuídas para organizar a compra do aparelho.

O estudante Matheus Assaf é usuário de aparelhos Apple desde 2006, e entrou na fila para comprar também o iPad: ”Eu acho legal porque ele praticamente substitui o computador. Não tem todas as funções, mas o fato de ter jogos, ler revistas, de ser touchscreen facilita muito”.

Nem todos que foram ao evento compraram o aparelho. “Eu vim para conhecer. Saber o que o iPad tem a me oferecer, testar os aplicativos. Ainda não tenho nenhum aparelho Apple, mas a confiança que a marca passa é grande, então no próximo ano quero comprar um MacBook Pro”, diz Gustavo Alexandre Ferreira, profissional da área de tecnologia da informação.

Quando o relógio marcou 0h01, aproximadamente 150 pessoas aguardavam junto ao cordão de isolamento que reforçava o clima de mistério. Do lado de dentro da loja, os funcionários começavam uma contagem regressiva e gritavam: “Quem quer o iPad?!”. Então a cortina foi aberta.

Em poucos segundos a loja estava lotada e a fila de compradores só aumentava. Os outros aparelhos da marca, entre eles o também aguardado iPhone 4, ficaram esquecidos por algum tempo.

Rogério Knebel, gerente de marketing da iPlace, diz que a expectativa para o lançamento do tablet era grande tanto por parte da equipe da loja quanto pelos clientes. “Por isso resolvemos começar a venda à meia-noite. O evento foi planejado como se fosse a abertura de uma loja, para mostrar a dimensão da importância do aparelho para nós”. Knebel diz ainda que as vendas possivelmente serão grandes, devido à combinação de dois fatores: a ansiedade gerada pela espera do iPad, combinada com a proximidade do final do ano. E para quem está preocupado com a possibilidade de faltarem aparelhos, Rogério diz que a Apple garante uma rápida reposição dos mesmos, portanto não há motivo para maiores preocupações.

A movimentação na iPlace foi além das 2 horas da madrugada, quando compradores ainda aguardavam na fila. Até o horário, aproximadamente 100 aparelhos já haviam sido vendidos. O aparelho está disponível nas versões com 16 e 32GB de memória. A conexão pode ser feita por Wi-Fi ou por algum plano de internet 3G, já disponível nas operadoras locais.

A primeira da fila

Dona Selma garantiu o primeiro iPad vendido em Porto Alegre (Foto: Sheila Uberti)

Dona Selma garantiu o primeiro iPad vendido em Porto Alegre (Foto: Sheila Uberti)

Dona Selma garantiu o primeiro iPad vendido em Porto Alegre (Foto: Sheila Uberti)
Para muitos, tecnologia é sinônimo de juventude, mas esse paradigma foi quebrado no lançamento do iPad em Porto Alegre. A primeira pessoa a garantir sua senha foi a aposentada e ex-presidente do Sindicato dos Técnicos-Científicos do Rio Grande do Sul (Sintergs), Selma Ferreira, 70 anos, em frente à loja desde às 17h30min, que foi encantada pela agilidade do aparelho: “É bem mais prático para quando quero viajar e é mais fácil para as pessoas mais velhas aprenderem a usar”. Selma diz que o neto apresentou a ela a tecnologia da Apple. Resultado final: ela e o neto Lucas Boizonave, de 18 anos, saíram cada um com um iPad da loja. Para ela, os melhores atrativos são a leitura, a pesquisa de dados e, principalmente, a facilidade do tablet: “A tecnologia está bem avançada. É uma ferramenta muito útil. Recomendo”.

Ao pegar o primeiro iPad da loja, Selma brinca: “Está em boas mãos. Farei um bom proveito. Pretendo escrever um memorial do meu Sindicato e enviarei para vocês depois”. Já de saída, a compradora número um em Porto Alegre disse: “Quando chegar em casa não vou dormir, vou para o sofá ficar com meu brinquedo novo”.

Mudança de planos

Do lado de fora da loja, Gustavo Justo, proprietário de uma empresa de imóveis, estava na dúvida pela compra do iPad, pois queria o modelo de 64GB, e a loja só comercializou modelos de 16GB e 32GB de capacidade. “Vou ver se na hora opto por outro modelo”. Em relação à Apple, Justo já é usuário dos computadores da marca e do fenômeno de vendas, o smartphone iPhone 4. Sobre o iPad, disse que pretende usar a ferramenta na empresa. O próximo passo é colocar o aparelho à disposição dos funcionários, para demonstração de venda aos clientes. “Prezamos muito a tecnologia”, completou.

O que era dúvida no início, resultou em compra no final. Gustavo Justo acabou levando para casa o modelo de 32GB. A possível falta de iPads logo após o lançamento foi o principal motivo da compra, e é claro, a empolgação do momento: “O modelo de 32GB está de bom tamanho para o meu trabalho, para o meu uso”, finalizou.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org