Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
ENADE
25 de outubro de 2012

Entenda como funciona o conceito Enade de Avaliação

Por Eduardo Deconto

(Foto: Divulgação)

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que acontece dia 25 novembro, avalia a qualidade dos cursos de formação superior a cada três anos. Em 2009, alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS realizaram a prova e obtiveram resultados acima do valor exigido pelo Ministério da Educação (MEC). As graduações em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda atingiram a nota 4, e a graduação em Jornalismo chegou a 5. O conceito Enade de avaliação é único e utilizado, posteriormente, para regular o ensino superior.

O cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de desempenho de uma Unidade de Observação, que consiste no conjunto de cursos que compõe uma área de avaliação específica do Enade de uma Instituição de Educação Superior (IES) em um dado município, resulta em uma nota de 1 a 5 – sendo satisfatórias notas acima de 3.

A avaliação é composta por três índices: pela nota dos alunos concluintes (NC) – resultado da prova que será feita no dia 25 –; pela nota do Indicador de Diferença entre os Desempenhos (IDD) – o observado e o esperado –; e um questionário, no qual os alunos opinam sobre a infraestrutura (NF), a Organização Didático-Pedagógica (NO), Professores Doutores (NPD), Professores Mestres (NPM), Professores com Regime de Dedicação (NPR) integral ou parcial.

Além disso, a partir de 2011, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dispensa os estudantes ingressantes de fazer a prova do Enade. Isso porque o resultado do Enem é utilizado para o cálculo do CPC.

É interessante lembrar que o Enade não avalia o desempenho do aluno, mas da instituição de ensino. A média dos CPCs dos cursos avaliados no ciclo avaliativo compõe o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade da educação superior. As notas com indicador 1 e 2 precisam sanar suas deficiências sob pena de serem descredenciadas do MEC.

No site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) podem ser encontrados todos os detalhes da composição para o cálculo da nota, além de consulta de provas e gabaritos de anteriores.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org