Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
7 de junho de 2018

Entre risos e lágrimas, biografia sobre Marques Leonam é celebrada na Famecos

Livro que conta a história do professor foi escrito pelas ex-alunas Ana Paula Acuan e Magda Achutti
Por Mariane Castilhos

Professor Juremir Machado, jornalista Carlos Etchichury e a professora Cristiane Finger estavam presentes (Foto: Felipe Ribeiro)

Emotivo; cabelos brancos do tempo; idade que nem aparenta pertencer a ele; um metro e sessenta e quatro de altura; piadista; contador de histórias; jornalista; um apaixonado pela vida; esse é o resumo de Marques Leonam Borges da Cunha. O professor, aposentado pela Universidade, lecionou na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS por 33 anos e meio. Em suas aulas de Redação Jornalística e por conta da boa relação que tinha com os alunos, ajudou-os a se tornarem grandes repórteres. E, por muitas vezes, era nomeado paraninfo, exatamente por ser esse encantador de pessoas e ótimo professor.

Nesta quarta-feira (06) no auditório da Escola, tivemos um tributo a Marques Leonam. O evento, que na realidade foi um bate-papo com muitas histórias, foi mediado pela professora Cristiane Finger e contou com a presença do professor Juremir Machado e, também, do editor-chefe do jornal Zero Hora Carlos Etchichury que agradeceu a oportunidade. “Uma emoção muito grande estar aqui na condição de jornalista e ao lado desse mestre que me dizia: tem que ser feliz, tem que ser repórter”.

Claro que tivemos a ilustre presença de Leonam, Ana Paula Acauan e Magda Achutti para um reencontro e também lançamento da biografia que as ex-alunas escreveram sobre o mestre.  Como diz no livro, a ideia surgiu através da admiração das duas jornalistas por ele e, também, pela honra em poder contar a história desse ícone. Além disso, rolaram uma sessão de autógrafos e muitas risadas. Com bom humor e até encenações, o homenageado relembrou histórias de vida e vivências com demais colegas de profissão. “Tenho minhas histórias, tenho o meu passado. Com os seguranças da Famecos, com alunos, colegas e com o Sinésio (dono do bar da Famecos) — inclusive, quando me aposentei, pensei em vir fazer cafezinho com ele.”

Entre estudantes, ex-alunos e profissionais presentes no auditório, muitos marejaram os olhos ao assistirem breves recados gravados por demais colegas de profissão. O jornalista David Coimbra salientou o fato de o professor preservar e priorizar a figura do repórter. Já o coordenador do curso de jornalismo da Escola, Fábian Chelkanoff, relembrou o vídeo da última solenidade de formatura em que Leonam participou, onde em seu discurso agradeceu os ensinamentos do professor emérito. “Ele é a cara e o coração dessa faculdade”, ressaltou. Foram vídeos, trocas de experiências, questionamentos, lágrimas e, principalmente, muita alegria.

Leonam até encenou e fez a platéia aplaudi-lo (Foto: Felipe Ribeiro)

Leonam tem em si algo que não se encontra em qualquer lugar. Por sorte ele veio parar na Famecos, e aqui ficou por um bom tempo. Os alunos Fábio Steyer e Karen Horn estavam no bate-papo e reencontraram o professor. Steyner conta que, após as aulas de Leonam, ficava na memória o amor que ele demonstrava pelo jornalismo e pela reportagem, que é o coração da profissão. E completa: “Saímos da aula dele sabendo que, mesmo sendo uma área difícil, por mais que você trabalhe muito e ganhe pouco, saímos com o amor pela área. É isso o diferencial: ter amor pelo que faz. E são poucos os professores que despertam isso em nós”, completa. Karen começou a cursar jornalismo por conta da escrita, pensava que na Famecos iria desenvolver habilidades e conseguiu através do Leonam. “Com ele eu entendi que temos que saber contar uma história, envolver o leitor nem que seja em uma reportagem sobre o buraco de rua, ou seja, fazer a diferença. Dar a notícia mas não esquecer de colocar a sua marca no texto”, explica.

A plateia ria alto com as histórias da unanimidade que é Marques Leonam. Todos se levantaram para aplaudi-lo de pé quando subiu ao palco. Uma fila quilométrica para conseguir chegar perto não só dele, mas também das gurias que tiveram a iniciativa de criar uma obra baseada nos causos daquele que auxiliou e construiu uma relação de amizade com inúmeros estudantes na caminhada que é a graduação. Por fim, Cristiane Finger agradece e ressalta a importância de termos a figura do Leonam na Escola e o quão importante ele é para a comunidade Famecos: “Muito difícil encerrar um bate-papo com o Leonam por que sentimos muita saudade dele. Todo mundo aqui, ou quase todos, sentem orgulho de dizer que foram seus alunos”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org