Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PALESTRA
29 de abril de 2013

Equipe da Stock Car conversa com alunos da Famecos

Pilotos e assessora da equipe Eurofarma-RC falaram sobre desafios da assessoria de imprensa esportiva
Por Rodrigo Mello
Max Wlson, Ricardo Maurício e Patrícia Casagrande conversam com estudantes em palestra mediada pelo professor Fabián Chelkanoff (Foto: Augusto de Magalhães/ Espaço Experiência)

Max Wlson, Ricardo Maurício e Patrícia Casagrande conversam com estudantes em palestra mediada pelo professor Fábian Chelkanoff (Foto: Augusto de Magalhães/ Espaço Experiência)

Na última sexta-feira (26) a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebeu os pilotos de Stock Car Max Wilson e Ricardo Maurício, e a assessora de comunicação da equipe Eurofarma-RC, Patrícia Casagrande. Os convidados abordaram os desafios da assessoria de imprensa esportiva e a relação dos atletas com os profissionais de Comunicação em uma conversa descontraída com os estudantes, no auditório principal da faculdade.

Campeões da principal categoria automobilística do país, Max Wilson e Ricardo Maurício deram início à palestra contando sobre suas trajetórias. Nascido na Alemanha, Max Wilson se mudou para o Brasil com cinco anos de idade. Morando com a família próximo do circuito de Interlagos, em São Paulo, acabou adquirindo a paixão pelo esporte. Aos 40 anos, o piloto já foi campeão da Stock Car em 2010. Seu companheiro Ricardo Maurício, bicampeão da categoria, lembrou que seu desejo pelo esporte surgiu aos cinco anos, quando recebeu um curso de kart dos pais. “Desde então, minha vida inteira é dedicada ao automobilismo”, conta.

A equipe completa 34 anos e é o único time com dois corredores campeões. “Em primeiro lugar, buscamos o trabalho em equipe. Defendemos a marca antes de tudo”, disse Ricardo Maurício, que ressaltou a importância do conjunto e da patrocinadora, a empresa farmacêutica Eurofarma. Parceiros há cinco anos, os pilotos também falaram sobre o relacionamento com a imprensa. Para eles, o automobilismo está cada vez mais visado no país e não existe desculpa para desinformação. “É frustrante ver um comunicador chegar despreparado para uma entrevista”, afirmou Wilson.

Após a apresentação dos pilotos, a assessora de comunicação da Eurofarma-RC, Patrícia Casagrande, falou sobre seu trabalho. De acordo com ela, os jornalistas foram se valorizando ao longo dos anos e migraram para a assessoria de imprensa. Segundo Patrícia, além da valorização, o profissional também tem uma função essencial em momentos de crise. “Em gestão de crises, seja rápido. Filtre os erros e assuma-os, se for necessário”, aconselhou.

De acordo com Patrícia, outra importante função da assessoria é trabalhar com projetos de marketing e conteúdos que prezem os valores da empresa. “Precisamos direcionar tudo o que fazemos de acordo com o que a empresa pede”, disse ela. Ao final, a equipe apresentou seu projeto Lugar de correr é na pista, onde busca conscientizar as pessoas por um trânsito melhor.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org