Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
3 de outubro de 2016

“Era como se não houvesse outro lugar para estar no mundo”

Líder de marketing de conteúdo da DogHero, Ana Luiza Leal se formou em Jornalismo em 2008
Por Nicolle Timm
Foto: Arquivo pessoal

Ana Luiza Leal trabalhou em assessorias de imprensa, foi repórter e hoje é líder de marketing de conteúdo (Foto: Arquivo pessoal)

A maioria das crianças com 13 anos sequer sabem o que querem para o futuro. Mas para Ana Luiza Leal essa realidade foi diferente. Em meio a leituras sobre carreiras e brincadeiras de testes vocacionais, descobriu a profissão que seguiria. “O que me encantava era o poder que o jornalista tinha de traduzir, ou explicar, a realidade em termos simples, fáceis de entender. Achava o máximo quem entendia de tantos assuntos e conseguia contá-los sem cair na chatice. Parecia o trabalho dos sonhos”.

Assim, se envolveu desde cedo na área, inspirada pelos discursos de construir uma sociedade melhor e dar voz a quem não tem. Com 16 anos, começou a trabalhar no jornal do Colégio Militar de Porto Alegre, onde estudava, chamado Boina Vermelha, que tinha tiragem trimestral e era distribuído a alunos e funcionários. Até hoje lembra a primeira manchete que escreveu – sobre o Dia Internacional da Mulher e a luta feminista por trás da data.

No momento de ingressar na universidade, por volta de 2003, Ana escolheu a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. A opção foi motivada pelo curso ter sido escolhido como um dos melhores de Jornalismo do Brasil pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. “Me atraía o fato de a Famecos ser mais voltada ao mercado e também ter acesso aos melhores equipamentos”, explica. E foi na Faculdade que encontrou uma espécie de lar, por ter saído da cidade dos pais quando iniciou a vida acadêmica. O hall de entrada do prédio 7, onde os estudantes passavam os intervalos entre as aulas, era um dos ambientes favoritos da jornalista. Ela adorava observar as roupas, os cabelos, o jeito de falar e a dinâmica de cada grupinho. “Dava para antecipar tendências de comportamento e moda naquele hall, juro”, brinca.

O outro ambiente preferido de Ana era o laboratório de jornalismo online, então Cyberfam, onde estagiou logo no primeiro semestre e percebeu que tinha acertado na escolha profissional. Lá, segundo ela, aprendeu a trabalhar, a gostar ainda mais da profissão e conheceu boa parte dos amigos que fez na Faculdade. “Eu gostava bastante de estudar na Famecos. Sentia que as pessoas que mais tinham a ver comigo estavam lá e compartilhavam os mesmos valores, preocupações e gostos. Era como se não houvesse outro lugar para estar no mundo”. Depois de quase um ano no laboratório de jornalismo online, Ana foi para o mercado e garante que a experiência de estudar e estagiar na Famecos foi um bom cartão de entrada no mundo profissional.

Se tem um professor que a jornalista considera marcante foi Marques Leonam. Ela afirma que teve outros excelentes professores, inclusive nas duas pós-graduações que fez, mas desistiu de encontrar alguém com tamanho impacto. Ele também está na lembrança mais marcante que Ana carrega da Faculdade. “Depois de apurar e escrever muito para a cadeira de laboratório de reportagem, o Leonam sentou comigo e me convenceu de que ser repórter era minha vocação naquele momento. Foi absolutamente libertador”, conta. Quando deixou a Cyberfam, estagiou no marketing do Moinhos Shopping, em assessorias de imprensa, no jornal JÁ, onde cobriu sustentabilidade, e no portal Terra, como repórter e redatora. Nesse último, foi efetivada seis meses antes de se formar.

Ana passou na seleção nacional do Curso Abril de Jornalismo e foi trainee na Editora Abril, em São Paulo. De 2009 a 2015, atuou como repórter da revista e site ELLE, participou da criação da revista masculina de lifestyle ALFA e foi repórter de negócios e finanças na EXAME. Hoje, ela é líder de marketing de conteúdo da empresa DogHero. Das aprendizagens que teve na Faculdade e leva até hoje, Ana destaca a afirmação de que o jornalismo é para os fortes. “É para quem não desliga nunca e sente necessidade de ter um papel ativo nessa grande montanha-russa chamada sociedade – para fazer dela um lugar melhor, mais justo, mais plural. Não tem meio termo”.

 

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (10). A entrevistada é Aline Fiabane, formada em Relações Públicas na Famecos em 2005/2. Ela administra o AF Relações Púbicas – Aline Fiabane Assessoria de Comunicação e Coaching. 

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org