Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SEICOM 2011
18 de novembro de 2011

Eric McLuhan diz que o mundo vive a pós-história

Por Júlia Lewgoy
Eric McLuhan no SEICOM 2011. (Foto: Fernanda Becker)

Eric McLuhan no SEICOM 2011. (Foto: Fernanda Becker)

O XI Seminário Internacional de Comunicação, que homenageou o centenário de Marshall McLuhan, encerrou-se com a palestra The message of today’s digital media (A mensagem da mídia digital atual), do filho do homem que antecipou o futuro. Na manhã desta sexta-feira, 18, no auditório do prédio 40 da PUCRS, Eric McLuhan falou sobre a renascença de nosso tempo. Diretor de Estudos de Mídia no Instituto Harris, no Canadá, e autor da obra Leis de Mídia, em parceria com o pai, o pesquisador anunciou que a sociedade global hoje vive a pós-história.

“Todos os passados são presentes. A narrativa da História é concluída agora”, afirmou o canadense. Ele explicou que cada uma das grandes tecnologias, como a imprensa, a internet e o alfabeto, é sempre acompanhada por uma renascença. Para McLuhan, as novas tecnologias remoldam drasticamente a percepção sobre o mundo. “As fúrias da inovação são o motor de um novo modo de cultura e sociedade. As manifestações que acompanham esse fenômeno são as artes e a guerra”.

Segundo o autor, o Ocidente já passou por seis dessas mudanças, a primeira no século zero. Em seus estudos, ele observou que as renascenças ocorrem em ritmo regular de quatro em quatro séculos. A última delas começou no século XIX e perdura até hoje. “Uma renascença está acontecendo agora. Vivemos uma série contínua há dois séculos, uma seguida da outra”, disse McLuhan. Para ele, apesar da renascença do século XII ter parecido tão grande quanto à atual, o fenômeno hoje é maior, pois todos os tempos estão simultaneamente presentes. “A diferença é que a nossa renascença vai se tornar um endereço permanente”.

Em vez de respostas, McLuhan entregou à plateia novas perguntas: “Se há um ritmo definitivo, o ciclo tecnológico não pode ser, na verdade, biológico? Qual seria o significado dessas tecnologias? Outras culturas além da ocidental seguem esse ciclo?”. O que o pesquisador canadense diz saber é que, agora, vive-se a primeira renascença global. “Bem-vindos à renascença”.

Assista à matéria final do evento, em vídeo:

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org