Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CURSO DE EXTENSÃO
3 de julho de 2014

Cíntia Moscovich e Cláudia Tajes ensinam técnicas sobre escrita criativa

Inscrições vão até 23 de julho. As aulas começam no dia seguinte
Por Jhonathan Rath

 

À esquerda, Cíntia Moscovich, e, à direita, Cláudia Tajes (FOTO: DIVULGAÇÃO)

À esquerda, Cíntia Moscovich, e, à direita, Cláudia Tajes (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Inspiração, precisão e fuga de clichês. É essa a definição para o curso de extensão Escrita Criativa, que acontece neste inverno, entre os dias 24 e 31 de julho, na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O objetivo é proporcionar aos alunos uma reflexão sobre o próprio processo de escrita, a partir da metodologia e experiência das duas escritoras que ministrarão as aulas, Cíntia Moscovich e Cláudia Tajes. A coordenação fica a cargo da professora de Publicidade e Propaganda da Famecos Helena Moraes.

As duas ministrantes são figuras conhecidas na área da literatura. Cíntia Moscovich, quatro vezes ganhadora do Prêmio Açorianos, na área da Literatura, é escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária. Autora de sete livros, Cíntia escreve romances e contos, além de textos para o público infato-juvenil. Em seu currículo, constam importantes prêmios literários, como o Jabuti, da Câmera Brasileira do Livro, o Portugal Telecom, na categoria conto/crônica, e o Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional.

Cláudia Tajes estreou na literatura com a novela Dez (Quase) Amores, em 2000. Seguiram-se mais nove livros, entre eles As Pernas de Úrsula, Vida Dura, A Vida Sexual da Mulher Feia, Por Isso Eu Sou Vingativa e Sangue Quente. Desde 2010, é contratada da Rede Globo como roteirista, participando na elaboração de roteiros de seriados, como Antônia, As Cariocas, História do Amor e Mulher de Fases (adaptação de sua obra Louca por Homem).

De acordo com a coordenadora do curso, Helena Moraes “nunca o texto precisou ser tão certeiro, limpo de gírias imprecisas e de temporalidades que não fazem sentido”. O público-alvo é o profissional da comunicação, que trabalha diariamente com produções textuais. Além disso, o curso também é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação na área, letristas e profissionais que atuam com marketing.  As inscrições vão até 23 de julho, mas elas só podem ser realizadas pelo site até o dia 19 do mesmo mês. Após este período, elas deverão ser feitas somente  na sala 112, do prédio 15 da PUCRS, na Educação Continuada. O valor da inscrição é R$ 584,00, mas, para alunos e diplomados da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o investimento diminui para R$ 525,00.

As aulas acontecerão nas quintas-feiras, das 18h às 21h15min, na sala 208 da Faculdade de Comunicação Social. A programação das aulas compreende desde referências e inspirações até atividades de escrita. Para maiores informações, acessar o endereço eletrônico do curso.

“A escrita criativa está um pouco mais relacionada à aquisição daquele tipo de conhecimento que se leva para a vida, não só para o trabalho”, afirma Helena.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org