Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
ESTÁGIO
22 de março de 2017

Saiba como planejar a sua carreira

Escritório de Carreiras capacita alunos para o mercado de trabalho
Por Amanda Caselli
Daniela Boucinha explica o que é disponibilizado pelo espaço (Foto: Mariana Corrêa)

Daniela Boucinha explica o que é disponibilizado pelo espaço (Foto: Mariana Corrêa)

Seu currículo está desatualizado e você deseja se preparar profissionalmente? A PUCRS disponibiliza um espaço para o desenvolvimento e planejamento da sua carreira. Situado no prédio 15, o Escritório de Carreiras tem por finalidade capacitar alunos para o mercado de trabalho através de palestras e treinamentos.

O Escritório surgiu há seis anos e foi inspirado em algumas universidades do exterior, como Harvard, Oxford e Cambridge, que dispõem de um espaço como esse há mais de 30 anos. “A ideia é poder oferecer ao aluno, além de educação e conteúdo, um planejamento e preparo para inserção no mercado”, explica Daniela Boucinha, responsável pela coordenação da unidade.

Mesmo recente, o Escritório de Carreiras vem crescendo bastante. Só em 2016, foram mais de 4000 atendimentos, uma média de 300 pessoas por mês. A Feira de Carreiras, por exemplo, já reuniu 50 empresas parceiras para abordar assuntos do mundo dos negócios. O objetivo desse evento é oferecer um elo e conectar, de alguma forma, os alunos e diplomados com o mercado para que possam cada vez mais se aproximar e se preparar para o futuro profissional.

 

Como funciona o atendimento?

 

A principal forma de atendimento são encontros individuais com consultores, que duram em torno de 45 minutos, nos turnos da manhã, tarde e noite. Logo no primeiro momento é feita uma entrevista, na qual o estudante é avaliado pela graduação em que se encontra e seus interesses profissionais. “É quase uma triagem, pois precisamos saber exatamente a razão pela qual aquela pessoa está nos procurando”, diz Daniela. A partir disso, o serviço é explicado ao aluno. “Depois de analisar e entender os objetivos do estudante, o consultor informa como e o que será trabalhado. Pode ser tanto um planejamento de carreira, como um auxílio para quem busca uma oportunidade”, garante. São disponibilizados até nove encontros, número que pode ser alterado conforme a demanda e o motivo pelo qual o aluno busca o Escritório. A coordenadora explica que há toda uma metodologia por trás: às vezes, o aluno se sente preparado antes de finalizar os nove encontros, assim como outros fazem requerimento de mais dias.

Alunos da graduação, pós graduação e diplomados PUCRS podem solicitar os serviços (Foto: Caroline Pacheco)

Alunos da graduação, pós graduação e diplomados PUCRS podem solicitar os serviços (Foto: Caroline Pacheco)

Luiza Lorentz, jornalista formada em 2014 pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, fez o acompanhamento durante seis meses, no ano de 2016. Ela conta que, ao procurar o Escritório, percebeu que existem muitos caminhos a serem traçados. “Muita gente procura esse espaço para se posicionar no mercado, mas o que eu procurava era um auto-conhecimento. Estar lá me fez ver que existem outras maneiras de me sentir realizada, não apenas uma única ideia de emprego que eu tinha na cabeça. Entendi que poderia me sentir feliz durante o processo e me descobrir profissionalmente”, afirma.

A jornalista explica que os encontros aconteciam uma vez por mês e a metodologia funcionava com atividades que envolviam muitas questões psicológicas. Assim, passou a conhecer suas habilidades e também seus pontos fracos. “Tudo isso me auxiliou em uma questão comportamental, de pensar diferente em relação aos desafios, ter mais calma e saber que tudo é aprendizado”. Ela diz que, naquela época, estava vivendo um momento difícil profissionalmente, por estar cansada do antigo emprego e das dúvidas sobre como chegar onde queria. Hoje, afirma estar feliz com o rumo que sua vida tomou. “Estou em um trabalho novo, me interessando por coisas que nunca imaginei e consegui entender que o mais importante não é ter certeza de tudo, mas sim não ficar parado. Tudo o que fazemos tem um sentido no final”.

 

Atividades oferecidas pelo Escritório de Carreiras:

 

Há encontros coletivos nos quais são oferecidos workshops. As capacitações são realizadas por uma equipe de consultores e parceiros empresários que falam da própria carreira e buscam preparar os alunos para o futuro. “Nosso objetivo é causar uma reflexão nessas pessoas sobre o que desejam para o mercado de trabalho”, pontua Daniela. Os eventos ocorrem geralmente no prédio 2 (parte da FIJO) da PUCRS, ou em outros lugares da Universidade.

O formato dos atendimentos em grupo se assemelha ao individual. Daniela explica que a troca entre os participantes é um fator que influencia no planejamento. “É legal quando o aluno observa uma estratégia utilizada pelo outro na entrevista de emprego, que pode ser útil para ele mesmo”, diz a coordenadora. São grupos de até 15 pessoas, com 2h de duração. É uma forma de poder ofertar mais horários, em função da grande procura.

Ainda estão abertas as inscrições para uma capacitação que ocorre até sexta-feira. O objetivo é mostrar como uma empresa atua, na prática, com as temáticas que oferecem. Aborda assuntos de currículo, seleção, dinâmica de grupo, marketing pessoal e perfil no LinkedIn – rede social de negócios e mercado de trabalho. O treinamento está na sua segunda edição. Para se inscrever, basta acessar o site do Escritório. Os encontros são gratuitos, no prédio 40.

 

Quem pode participar?

Alunos da graduação, pós-graduação e diplomados PUCRS.

 

Há indicações para o mercado de trabalho?

Não há indicações diretas pois não é feita uma avaliação técnica do aluno. Porém, no site do Escritório existe um espaço dedicado para divulgação de oportunidades. “Eventualmente algumas empresas solicitam indicações para determinadas áreas, e o que fazemos é falar como algum determinado estudante se encontra no processo, geralmente quando se trata de um aluno engajado”, garante a coordenadora.

 

Como implica na vida profissional do aluno?

Segundo Daniela, há muita conexão, pois a proposta é, se possível, possibilitar desde o começo essa reflexão e planejamento. “Várias pessoas estão quase se formando e não tem uma ideia do que fazer ou de como se inserir no mercado, muitas vezes porque não tiveram experiência”. Ela ainda explica ser provável que no momento em que os alunos refletem sobre o assunto e buscam informações sobre sua carreira, conseguem traçar trajetórias que se identifiquem com suas características pessoais. “Isso faz com que tenham a possibilidade de conquistar oportunidades mais facilmente, sem ficar ‘pipocando’ de uma área para outra”, conclui.

 

Horário de agendamento: segunda a sexta, das 9h até 12.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h até 21h30.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org