Projeto voltado para jovens une atividades esportivas, acadêmicas e de lazer. (Foto: Isabel Becker)
Como o tênis, um dos esportes mais elitizados do Brasil, pode chegar a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e, de quebra, auxiliar em matérias escolares e proporcionar atividades de lazer? O Projeto WimBelemDon é uma ONG que une atividade física e oficinas com o objetivo de amparar jovens que vivem na zona sul de Porto Alegre. A iniciativa surgiu em 2000 e, hoje, atende mais de 100 crianças de 6 a 18 anos de idade.
A única exigência por parte dos mantenedores do projeto é que os participantes tenham boas notas na escola. Se cumprirem o requisito, ganham acesso a, além das aulas de tênis, oficinas de alfabetização, psicologia e cinema, por exemplo. Apesar de já ter mais de dez anos de história e embaixadores que ajudam a viabilizar financeiramente o projeto, o WimBelemDon corre o risco de fechar. E é aí que entra o Núcleo de Craft do Espaço Experiência, a agência experimental da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.
O grupo conheceu o WimBelemDon através de Marília Mota, mãe da integrante Isabel Becker. Ela já havia prestado trabalho voluntário, ministrando oficinas para os jovens participantes. Partiu daí a ideia de auxiliar o projeto, que havia anunciado que teria que fechar as portas.
Foi idealizada uma ação que pudesse ajudar a ONG a curto prazo. Para efeito imediato, foi produzido um vídeo que divulga o financiamento coletivo criado para manter o projeto vivo. Isabel conta que o curta-metragem foi realizado em plano-sequência, ou seja, sem cortes, o que requeriu esforço contínuo de todos os integrantes do Núcleo. O vídeo pode ser assistido na página do WimBelemDon no Facebook. Participaram da produção, além de Isabel, os alunos Álvaro Santos, Daniella Fernandes, Eduarda Peruzzo, Felipe Ribeiro, Jucemar Silva e Mariana Pan Becker.
O crowdfunding está sendo realizado pela Brazil Foundation e já arrecadou 28% da meta total. A iniciativa faz parte da campanha Abrace o Brasil!, onde o participante é convidado a conhecer 100 organizações de todo o país. Você pode ajudar neste link com valores a partir de R$ 15. O prazo para doar termina amanhã (28).