Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
27 de novembro de 2017

Espaço Experiência cria iniciativa para ajudar Projeto WimBelemDon

Núcleo de Craft produziu vídeo para divulgar financiamento coletivo da ONG
Por Isadora Padoa

Projeto voltado para jovens une atividades esportivas, acadêmicas e de lazer. (Foto: Isabel Becker)

Como o tênis, um dos esportes mais elitizados do Brasil, pode chegar a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e, de quebra, auxiliar em matérias escolares e proporcionar atividades de lazer? O Projeto WimBelemDon é uma ONG que une atividade física e oficinas com o objetivo de amparar jovens que vivem na zona sul de Porto Alegre. A iniciativa surgiu em 2000 e, hoje, atende mais de 100 crianças de 6 a 18 anos de idade.

A única exigência por parte dos mantenedores do projeto é que os participantes tenham boas notas na escola. Se cumprirem o requisito, ganham acesso a, além das aulas de tênis, oficinas de alfabetização, psicologia e cinema, por exemplo. Apesar de já ter mais de dez anos de história e embaixadores que ajudam a viabilizar financeiramente o projeto, o WimBelemDon corre o risco de fechar. E é aí que entra o Núcleo de Craft do Espaço Experiência, a agência experimental da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.

O grupo conheceu o WimBelemDon através de Marília Mota, mãe da integrante Isabel Becker. Ela já havia prestado trabalho voluntário, ministrando oficinas para os jovens participantes. Partiu daí a ideia de auxiliar o projeto, que havia anunciado que teria que fechar as portas.

Foi idealizada uma ação que pudesse ajudar a ONG a curto prazo. Para efeito imediato, foi produzido um vídeo que divulga o financiamento coletivo criado para manter o projeto vivo. Isabel conta que o curta-metragem foi realizado em plano-sequência, ou seja, sem cortes, o que requeriu esforço contínuo de todos os integrantes do Núcleo. O vídeo pode ser assistido na página do WimBelemDon no Facebook. Participaram da produção, além de Isabel, os alunos Álvaro Santos, Daniella Fernandes, Eduarda Peruzzo, Felipe Ribeiro, Jucemar Silva e Mariana Pan Becker.

O crowdfunding está sendo realizado pela Brazil Foundation e já arrecadou 28% da meta total. A iniciativa faz parte da campanha Abrace o Brasil!, onde o participante é convidado a conhecer 100 organizações de todo o país. Você pode ajudar neste link com valores a partir de R$ 15. O prazo para doar termina amanhã (28).

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org