Aprendizado. É com essa palavra que Camila “Heelary” Schultz, diplomada da Faculdade da Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, define seu período no Espaço Experiência. Sua trajetória na agência experimental começou em 2011, quando cursava o 4º semestre de Relações Públicas. A escolha inicialmente se deu por conta da disciplina de Estágio Curricular, em que os alunos do curso podem optar pelo formato de aula tradicional ou por trabalhar no laboratório. Como Heelary buscava experiência na web, escolheu participar do Núcleo de Assessoria e Comunicação Digital.
Mesmo após concluir a disciplina, ela continuava a ocupar a sala 107 da Faculdade, local de trabalho do Núcleo até hoje. Em seguida, começou a estagiar em uma agência de publicidade e propaganda. Mas, por sentir que a aprendizagem na agência experimental era mais completa e permitia conciliar estudo e trabalho, optou por retomar o estágio no laboratório, já no 7º semestre, onde estagiou até a sua formatura.
Foi a partir do Espaço Experiência que a relações-públicas teve certeza da área que queria seguir. Além de aprender sobre desenvolvimento de sites, seu objetivo inicial, descobriu ali uma paixão pela pesquisa acadêmica, área que pretende se dedicar futuramente.
Após se formar em Relações Públicas, em 2013, Heelary cursou pós-graduação na Faculdade de Informática (FACIN) da PUCRS. Hoje, faz mestrado na Famecos e trabalha em uma empresa especializada em desenvolvimento na web. Lembra com carinho do tempo em que estagiou no Núcleo de Assessoria e Comunicação Digital. Naquele período, diz que aprendeu “desde questões mais práticas da profissão até questões de convivência”. Um exemplo disso é o fato de ela se espelhar no método de aprendizagem da agência experimental para ensinar os estagiários com quem trabalha na empresa. “Eu tento levar a forma como os professores lidam com a gente no laboratório para a minha vivência lá fora”, explica, acrescentando o quanto é importante a orientação dos profissionais.
O companheirismo dos colegas, para ela, é uma das lembranças mais marcantes do Espaço Experiência. Além disso, destaca a oportunidade de criar portfólio e acrescentar conhecimentos específicos ao currículo. “Foi um local para eu me conhecer e entender o que eu queria profissionalmente”, afirma.
Neste mês de abril o Espaço Experiência completa 7 anos de atividades.