O Espaço Experiência da Famecos abre novas vagas de estágio nessa semana. Para participar, basta conferir em qual núcleo você melhor se encaixa, entregar seu currículo com foto até o dia 21 de março na sala 106, das 14h às 18h, e depois comparecer à entrevista de seleção do núcleo escolhido.
O Espaço é uma agência de comunicação que busca o trabalho integrado entre todas as áreas da Comunicação. Alunos de jornalismo, publicidade ou relações públicas podem se inscrever para núcleos de qualquer área, sem a necessidade de que tenham ligação com seu curso. Todos os alunos começam no Espaço como voluntários, podendo tornar-se monitores, estagiários remunerados ou bolsistas de pesquisas.
Confira abaixo os horários das reuniões de seleção dos núcleos:
Assessoria de Comunicação e Web – 24/3, entre 16h e 18h30, sala 310
Atendimento e Relacionamento – 21/3, às 16h, sala 309
Áudio – 25/3, às 15h, sala 309
Criação – 23/3, às 15h30, sala 310
Eventos – 22/3, entre 14h30 e 17h45, sala 309
Famecos Sem Fronteiras – 24/3, às 15h, CICOM
Foto Jornal – 24/3, às 18h30, sala 307
Foto Publicitária – 23/3, às 14h30, sala 110
Planejamento – 21/3, às 17h, sala 310
Tendências e Pesquisa – 23/3, às 14h30, sala 309
Quer entrar no Espaço Experiência mas ainda não sabe a quais núcleos concorrer? Então saiba quais as funções específicas de cada núcleo e o perfil sugerido para o aluno interessado:
Núcleo Assessoria de Comunicação e Web:
Responsável pelo processo de comunicação integrada no que tange a produção e publicação de conteúdo tanto para a imprensa tradicional como pelo meio digital.
Desenvolve atividades de cobertura de eventos da Famecos e geração de pautas, bem como transmissão e cobertura online de palestras e eventos que ocorrem na faculdade, construindo de forma articulada com as mídias tradicionais e as redes sociais, utilizando recursos de texto, áudio e vídeo. O núcleo também responsável pelo gerenciamento do portal Eu Sou Famecos e perfis em redes sociais como Twitter, Orkut e Facebook.
Dentre as principais atividades para os clientes, estão: planejamento e produção de sites e projetos de comunicação digital; suporte de assessoria de imprensa; criação e adaptação de materiais dos outros núcleos para a web e encaminhamento para os veículos de comunicação; gestão e atuação em mídias sociais e a produção de conteúdo jornalístico, cobertura de eventos e geração de pautas nos formatos multimídia suportados pela web. Estamos em busca de alunos com:
Comprometimento e pró-atividade;
Facilidade de trabalhar em equipe;
Facilidade em lidar com público;
Gosto pela escrita, tanto em âmbito de produção de releases como produções de notas para a web;
Visão integrada da área de comunicação, buscando potencializar pautas;
Disponibilidade para cobertura de eventos;
Familiaridade e/ou interesse em trabalhar com o ambiente digital;
Nerds, geeks e entusiasmados com a web em geral são bem-vindos, principalmente buscando a socialização do conhecimento.
Núcleo Atendimento e Relacionamento:
Tem a responsabilidade de atender às demandas e se relacionar com os clientes do Espaço Experiência, de modo a centralizar todos os briefings, distribuí-los às áreas competentes para a realização das ações e controlar o processo de entrega aos clientes. Estamos em busca de alunos com:
Habilidade de relacionamento;
Organização e controle;
Pró-atividade em prol de clientes;
Interesse pelos objetivos e estratégias de clientes;
Conhecimento dos processos internos das áreas.
Núcleo Áudio:
Produção de todo e qualquer material de sound design artístico e/ou publicitário (desde simples spots até podcasts) atendendo às demandas internas e externas da universidade. Estamos em busca de alunos com:
Interesse pela pesquisa de novas tendências musicais.
Núcleo Criação:
Desenvolve peças e campanhas publicitárias na busca de estabelecer identidade aos clientes e atender às suas necessidades de comunicação. Para o processo criativo, duas áreas se destacam: a do Redator publicitário (que desenvolve a criação do texto publicitário) e a do Diretor de arte (que desenvolve a criação da arte publicitária).
Redator publicitário:
Criatividade;
Conhecimentos gerais;
Bom conhecimento da Língua Portuguesa;
Bom relacionamento no trabalho em dupla.
Diretor de arte:
Criatividade;
Conhecimentos gerais;
Habilidade com criação gráfica (não há a necessidade de um conhecimento prévio dos programas);
Bom relacionamento no trabalho em dupla.
Núcleo Eventos:
Trabalha na organização e execução dos eventos realizados pela Famecos, pela PUCRS, por clientes externos e também nos projetos de outros núcleos que fazem parte do Espaço Experiência. Buscamos alunos que:
Sejam articulados(as);
Saibam conviver em grupo;
Saibam ouvir;
Sejam pró-ativos;
Pensem antes de fazer.
Núcleo Famecos Sem Fronteiras:
Realiza campanhas de comunicação em nível internacional com faculdades de comunicação de universidades estrangeiras e dá assistência aos alunos intercambistas, famequianos e estrangeiros, no que se refere à adaptação local.
Núcleo Fotografia Publicitária:
Elabora fotografias publicitárias para atender à demanda dos outros núcleos do Espaço Experiência e de clientes externos. Buscamos alunos com:
Interesse pela fotografia/imagem;
Iniciativa;
Responsabilidade.
Núcleo Fotojornalismo:
Dedica-se à execução de coberturas jornalísticas atendendo às demandas geradas pelos diversos laboratórios da Famecos e pela ASCOM. Buscamos alunos que:
Dominem a técnica fotográfica;
Sejam engajados e trabalhem em equipe;
Assumam responsabilidades em coberturas jornalísticas fora de horários convencionais;
Tenham disponibilidade de tempo;
Gostem de ouvir críticas;
Tenham objetivos no campo do fotojornalismo.
Núcleo Planejamento:
Busca dar suporte, através da reunião de informações estratégicas, a todas as ações de comunicações voltadas ao atendimento dos clientes. Buscamos alunos com:
Gosto por leitura e pesquisa;
Curiosidade intelectual;
Boa capacidade de análise e síntese;
Interesse em estratégia de mercado.
Núcleo Tendências e Pesquisa:
Tem como principal característica a pesquisa voltada para a busca de tendências de mercado (consumo e comunicação), baseando-se no modelo “Cool Hunter” (Caçadores de Tendências). Além de desenvolver pesquisas (qualitativas e quantitativas), o núcleo é responsável pelo Blog de Tendências e Pesquisa no portal Eu Sou Famecos e também pela produção do relatório Back up, distribuído na Universidade bimensalmente. Também atendemos a demandas de pesquisas de comportamentos relacionadas ao consumo de música. Buscamos alunos com:
Comprometimento e iniciativa;
Curiosidade e vontade de descobrir novidades;
Criatividade e gosto pela estética;
Pensamento estratégico;
Boa redação.