O núcleo de Fotografia Publicitária surgiu pela constatação da professora Cristina Lima da grande demanda por imagens para os trabalhos do Espaço Experiência. Sempre que algum departamento precisava de uma foto, solicitava aos professores. Cris, como é conhecida por todos, com frequência, pensava: “Será que não temos alunos interessados no trabalho?”. Além dessa vontade dos famequianos de colocar em prática o que foi ensinado na faculdade, o estúdio fotográfico ficava livre durante todas as tardes. Os estudantes só possuíam contato com a fotografia profissional quando estavam em aula.
Atualmente, o núcleo conta com cinco alunos vivendo um período de adaptação e aprendendo, com privilégio, como manusear equipamentos necessários para boas produções. Isadora Kolecka, 21 anos, que está no sexto semestre de Publicidade e Propaganda, entrou no núcleo entusiasmada: “Quero aprender várias coisas sobre fotografia publicitária e tornar a foto algo mais presente na Famecos”.
E os projetos não param por aí. Os alunos querem montar um banco de imagens que expresse conceitos genéricos e que fique disponível para o Espaço Experiência e para a Faculdade. Para isso, eles estudarão arquivos já existentes e tentarão entender como todos funcionam. Outro projeto é a realização de desafios fotográficos abertos não só para alunos. Um tema será apresentado e, durante um mês, as pessoas poderão enviar fotos para o núcleo, que escolherá as melhores. Ou seja, trabalho não falta para o Núcleo de Foto PP.