Os estudantes da disciplina de Tendências de Mercado em Publicidade e Propaganda receberam na terça-feira (11), Jonathan Tessaro, especialista em comportamento, que compartilhou suas experiências de mercado com os alunos. Tessaro é formado em marketing e cursou pós-graduação em Publicidade e Propaganda em Madri, na Universidad Antonio de Nebrija. Trabalhou com pesquisa e coolhunting em agências da Espanha e do Brasil, e hoje atua como consultor na área de comportamento de marca.
Utilizando exemplos, Tessaro explicou que as tendências são reflexos do comportamento e partem de uma inovação em determinadas áreas para romper com o velho. “A tendência não precisa ser necessariamente uma master inovação. Ela precisa ser uma inovação dentro de um contexto, e assim chamar atenção”, comentou. No Brasil, por exemplo, ele afirma que os profissionais estão começando a trilhar o caminho para que as tendências daqui sejam alvo do olhar de pesquisas. Porém, o país ainda é muito dependente das tendências observadas na Europa. “A gente tem esse costume de olhar para fora, mas isso acaba sacrificando as ideias bacanas que existem dentro do nosso país. Estamos começando a ter essa noção. A America Latina já tem como centro das tendências a Argentina e a Colombia”, disse.
Durante três horas, Tessaro expôs as atividades de um mercado considerado promissor e com grande possibilidade de aprofundamento na área. Motivo pelo qual as professoras Cristiane Mafacioli Carvalho, Denise Avancini Alves e Patrícia Fett, responsáveis por ministrar a disciplina, convidaram o profissional.