O Grupo Estado e a Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) promovem, entre os dias 2 de julho e 31 de agosto o 2º Curso Estado de Jornalismo Econômico, destinado a jornalistas graduados há no máximo dois anos e alunos de último semestre do curso de Jornalismo. O período de inscrições teve início na última quinta-feira (3) e se estende até o dia 3 de junho.
As atividades propostas pelo programa têm como objetivo complementar a formação dos profissionais em economia e finanças e serão desenvolvidas em período integral. Para aliar os conteúdos teóricos estudados à prática da profissão, os 25 selecionados terão aulas pela manhã e atuarão nas redações à tarde, supervisionados por jornalistas do Grupo Estado.
Segundo o professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Almir Freitas, que leciona a disciplina de Jornalismo Especializado, a segmentação das editorias demanda a qualificação do profissional sobre a área em que trabalha. “É importante que se tenha conhecimento a respeito das peculiaridades da editoria . O leitor sabe. O jornalista tem de entender mais que o leitor”, comenta o professor.
Os conteúdos abordados no curso pretendem discutir a realidade da economia brasileira e internacional, através de disciplinas como macroeconomia, política econômica, mercado de capitais e matemática financeira. Além disso, os jornalistas participarão de entrevistas e palestras com ícones da economia nacional.
As inscrições são feitas via online, pelo site de vagas do jornal Estadão. Depois do cadastramento de currículo para análise, o candidadato dá início à primeira fase de seleção, na qual terá de escrever uma justificativa de interesse, eleger a principal notícia do cenário econômico do ano passado, explicando a escolha, e realizar testes de aptidão em português, inglês e conhecimentos econômicos.
Os 75 concorrrentes melhores classificados serão chamados para a segunda etapa, realizada na sede do Grupo Estado, em São Paulo. Em um dia de atividades, serão submetidos a um teste de conhecimentos gerais, além de escrever uma reportagem sobre economia e passar por uma entrevista com os profissionais do Grupo.
Os nomes dos 25 selecionados serão divulgados no dia 24 de junho. Para se matricular, o candidato deverá apresentar o certificado de conclusão do curso de jornalismo ou comprovante de matrícula do último semestre da faculdade. O certificado do programa é válido como curso de extensão em macroeconomia e finanças pela FGV.