Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SELECÃO
4 de maio de 2012

Estadão abre inscrições para curso de jornalismo econômico

Por Eduardo Deconto
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Grupo Estado e a Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) promovem, entre os dias 2 de julho e 31 de agosto o  2º Curso Estado de Jornalismo Econômico, destinado a jornalistas graduados há no máximo dois anos e alunos de último semestre do curso de Jornalismo. O período de inscrições teve início na última quinta-feira (3) e se estende até o dia 3 de junho.

As atividades propostas pelo programa têm como objetivo complementar a formação dos profissionais em economia e finanças e serão desenvolvidas em período integral. Para aliar os conteúdos teóricos estudados à prática da profissão, os 25 selecionados terão aulas pela manhã e atuarão nas redações à tarde, supervisionados por jornalistas do Grupo Estado.

Segundo o professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Almir Freitas, que leciona a disciplina de Jornalismo Especializado, a segmentação das editorias demanda a qualificação do profissional sobre a área em que trabalha. “É importante que se tenha conhecimento a respeito das peculiaridades da editoria . O leitor sabe. O jornalista tem de entender mais que o leitor”, comenta o professor.

Os conteúdos abordados no curso pretendem discutir a realidade da economia brasileira e internacional, através de disciplinas como macroeconomia, política econômica, mercado de capitais e matemática financeira. Além disso, os jornalistas participarão de entrevistas e palestras com ícones da economia nacional.

As inscrições são feitas via online, pelo site de vagas do jornal Estadão. Depois do cadastramento de currículo para análise, o candidadato dá início à primeira fase de seleção, na qual terá de escrever uma justificativa de interesse, eleger a principal notícia do cenário econômico do ano passado, explicando a escolha, e realizar testes de aptidão em português, inglês e conhecimentos econômicos.

Os 75 concorrrentes melhores classificados serão chamados para a segunda etapa, realizada na sede do Grupo Estado, em São Paulo. Em um dia de atividades, serão submetidos a um teste de conhecimentos gerais, além de escrever uma reportagem sobre economia e passar por uma entrevista com os profissionais do Grupo.

Os nomes dos 25 selecionados serão divulgados no dia 24 de junho. Para se matricular, o candidato deverá apresentar o certificado de conclusão do curso de jornalismo ou comprovante de matrícula do último semestre da faculdade. O certificado do programa é válido como curso de extensão em macroeconomia e finanças pela FGV.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org