Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
7 de julho de 2015

Estadão oferece curso para formandos e diplomados

Programa tem duração de três meses e está na sua 26ª edição
Por Nicolle Timm
Foto: Divulgação

Selecionados acompanham a rotina das redações do Grupo Estado e participam de atividades (Foto: Divulgação)

O 26° Curso Estado de Jornalismo está com inscrições abertas até o dia 2 de agosto. Para participar, é preciso ter se formado em Jornalismo em 2013 ou 2014, ou estar cursando o último semestre da faculdade em 2015. Além disso, é necessário ter inglês avançado ou fluente. São 30 vagas, e os interessados devem cadastrar o currículo e realizar teste online no site.

O programa, que acontece na sede do jornal O Estado de S. Pauloé gratuito e oferece subsídio de 50% no restaurante interno. O curso é realizado de 14 de setembro a 11 de dezembro, e a hospedagem durante o período é de responsabilidade do aluno.

Durante o período de 3 meses, os selecionados têm aulas teóricas de Política, Economia, Filosofia, Ética e Português, além de módulos práticos. Eles também participam de treinamentos sobre reportagem com auxílio do computador e acompanhamento de gastos públicos.

Para compor a parte prática do programa, estão previstas entrevistas com convidados e atividades na redação monitoradas por jornalistas do Grupo Estado. Os alunos produzem um suplemento especial que é publicado ao fim do curso.

Após o período de cadastro dos currículos e da realização de provas online, 90 candidatos são pré-selecionados, que serão conhecidos no dia 7 de agosto. De 24 a 27 de agosto, eles participam da etapa de entrevistas e provas presenciais. A divulgação dos aprovados está prevista para o dia 30 de agosto. O programa de treinamento é válido como extensão pela Universidade de Navarra, na Espanha.

Júlia Lewgoy, diplomada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS em 2014, participa atualmente do 5° Curso Estado de Jornalismo Econômico, que integra os programas oferecidos pelo Grupo Estado. A diferença entre este e o tradicional é que inclui aulas de economia e finanças com professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Júlia conta que possui atividades com jornalistas do Grupo e com profissionais de outras empresas também. Além disso, os participantes têm ensaios de entrevistas coletivas com grandes convidados, como o juiz da Operação Lava-Jato, Sérgio Moro. Júlia salienta a quantidade de atividades que os alunos realizam e menciona que foi até Brasília a fim de conhecer como funciona a cobertura de política e economia da capital federal.

Sobre a experiência, a jornalista afirma que nunca aprendeu tanto em três meses e que está se transformando em uma profissional muito melhor, além de refazer seus planos e sonhos. Segundo ela, o curso ampliou seu horizonte de possibilidades e permitiu uma maior dimensão de onde ela pode e quer chegar no jornalismo. Júlia ressalta a importância de estar em um grande veículo. “É daqui que saem boa parte das notícias que alimentam e pautam veículos do Brasil todo. É uma experiência e tanto poder ver de perto e aprender como essas notícias são produzidas e como funciona a edição”. A jornalista comenta que no final do curso alguns colegas da turma são contratados pelo jornal. Júlia não sabe se será contratada, mas garante que vale muito a pena passar por tudo isso.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org