Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CINEMA
30 de novembro de 2012

Estreia longa-metragem produzido por alunos da Famecos

Por Maria Polo

(Foto: Divulgação)

Estreiou nesta sexta-feira (30) o filme Cinco maneiras de fechar os olhos produzido pelos alunos do curso de cinema da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Este é o primeiro longa-metragem do Brasil realizado em sala de aula. Neste sábado (1º), às 19h, ocorre uma sessão comentada com a mediação do professor Eduardo Wannmacher, no Santander Cultural, onde o filme estará em cartaz até o dia 6 de dezembro.

Ao longo do tempo de faculdade, os alunos de cinema da Famecos são instigados a realizar projetos semestrais, que podem ser curtas-metragem, séries de televisão, longas, documentários ou o projeto audiovisual que preferirem. É de praxe as turmas se dividirem em grupos e trabalharem em diferentes ideias. No terceiro semestre, na disciplina de Roteiro, os estudantes decidiram unir-se em um só projeto e trabalhar nele até o fim do curso.

Há muito tempo havia a vontade de realizar um longa-metragem na Famecos, que tem estrutura e recursos. “Foi grande a dedicação deles neste projeto ousado”, conta João Guilherme Barone, coordenador do curso de Técnologia em Produção Audiovisual. Ele expõe que a Famecos tem uma política de “quem faz são os alunos”, os professores se relacionam de maneira profissional com eles, como consultores.

“São muitos egos, é difícil de entrar em alguns consensos, mas a experiência valeu a pena”, afirma Emiliano Cunha, um dos diretores do filme. Para ele, é interessante sair da universidade com um longa-metragem no portifólio. É uma experiência diferenciada e real.

Durante cerca de um ano e meio, com 15 diárias, os cineastas formados em 2011 realizaram um projeto inovador para história da Famecos. O filme foi um Trabalho de Conclusão de Curso que obteve êxito. “É emocionante participar de algo pioneiro e ver dar certo”, afirma Louisiane Cardoso, uma das diretoras de arte do filme.

Cinco Maneiras de Fechar os Olhos narra mudanças na vida de quatro pessoas no momento em que recebem a notícia da morte de uma jovem. Conflitos internos e máscaras sociais envolvem um filme atmosférico e sensível. “Apesar da temática densa e dramática, o resultado é leve”, conta Cunha. O longa conta com atores como Carlos Paixão, Júlio Conte, Renata de Lélis e Áurea Batista.

 Assista ao trailer:


Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org