Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
5 de novembro de 2014

Estudante da Famecos é finalista do Prêmio Press 2014

Giovane Gonçalves foi indicado na categoria Estagiário de Jornalismo do Ano
Por Julian Schumacher
Foto: Arquivo pessoal

Giovane Gonçalves (D) com o lendário Dadá Maravilha, ex-atacante do Internacional Foto: Arquivo pessoal

Depois de mais de meio milhão de indicações recebidas através de dois meses de votação online, em um sistema que permitia votos para os profissionais de imprensa e para o público em geral, a Revista Press divulgou nessa segunda-feira (3) a listagem dos finalistas ao tradicional prêmio que leva o nome do veículo deste ano. E entre as 16 categorias contempladas na premiação que visa valorizar quem está se destacando na mídia gaúcha, o segmento Estagiário de Jornalismo do Ano teve em um de seus finalistas Giovane Gonçalves, aluno do 4º semestre de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.

Gonçalves foi indicado pelo trabalho realizado na Rádio Grenal, onde ficou de maio de 2013 até julho deste ano. Agora, seu nome e os dos outros quatro estudantes que concorrem ao mesmo prêmio passarão pela avaliação do Júri de Lideranças, composto por 30 personalidades escolhidas pela revista. O resultado será conhecido em 25 de novembro, na festa que também celebrará os 15 anos da promoção.

Sobre o tempo vivenciado no estágio, Gonçalves destaca o seu empenho e o dos antigos colegas, que com muita aplicação sempre buscaram elevar o patamar do veículo, no intuito de competir com as grandes emissoras do radiojornalismo gaúcho. “Era uma gurizada com vontade de fazer acontecer, aprendendo com monstros do rádio, como Farid Germano Filho, Roberto Pato Moure, Haroldo de Souza, Ricardo Vidarte e Alex Bagé”, reconhece. Gonçalves acredita que a mescla entre juventude e experiência ainda fará muito sucesso na rádio.

Naquele período, o estudante auxiliava com a parte administrativa, que envolvia tarefas de logística, credenciamento para os jogos e relacionamento com patrocinadores. Além disso, desempenhava a produção do programa Bastidores do Futebol, apresentado pelo jornalista Roberto Pato Moure, que considera um “mestre” dentro da profissão. “Era um dos meus momentos de maior diversão dentro da rádio, porque o Pato é um cara que carrega uma moral com diversas personalidades do futebol mundial”, lembra. Segundo ele, apesar da carreira de sucesso de Pato Moure, o jornalista é descontraído, brinca com todos e permite que os outros brinquem com ele.

Sobre a indicação para uma categoria do Prêmio Press 2014, Gonçalves credita a conquista à dedicação empreendida durante o pouco mais de um ano em que estagiou na Rádio Grenal. “Sempre me esforcei para aprender todos os detalhes das áreas em que me envolvi. Procurei escutar dicas de todos os profissionais de lá para ir me aperfeiçoando e consegui viver bem o ritmo intenso da rádio”, conclui.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org