“Desafiador, angustiante e muito gratificante”. É dessa maneira que o aluno do quinto semestre do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Eduardo Bertuol, descreve sua entrevista, nessa terça-feira (22), via skype com o americano Aron Pilhofer, editor de Interatividade do The New York Times. A reportagem fará parte de uma série de publicações do Editorial J para comemorar os 60 anos de fundação do curso de Jornalismo da faculdade.
Assistido pelos professores da Famecos Eduardo Lorea e Marcelo Träsel, Bertuol conversou por cerca de 40 minutos com Pilhofer. “Fui ajudado por alunos e professores. Todos me ajudaram a preparar a pauta e a entrevista”, relata o aluno.
Para realizar a entrevista, o estudante procurou diversos veículos de imprensa do estado, até conseguir o contato do New York Times Brasil, que disponibilizou o e-mail do americano. “O que me surpreendeu foi o entusiasmo de Pilhofer. Ele sempre foi solícito ao que pedi”, destaca Bertuol.
Os principais assuntos tratados na entrevista foram o futuro do Jornalismo e sua transição para as mídias digitais. Pilhofer vê como tendência a consolidação do Jornalismo participativo e a entrada de outras empresas – como o Google – na mídia. O americano afirmou não saber sobre o destino da profissão, mas garante: “Devemos encontrar na mídia digital a melhor maneira de se contar uma história”.