Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
TECNOLOGIA
3 de junho de 2015

Estudante da Famecos se destaca no Ideation Brasil

Aplicativo que ajuda pessoas com restrições alimentares ficou em terceiro lugar no concurso
Por Pietro Bottega
Foto: Pedro Zandomeneghi

Foto: Pedro Zandomeneghi

Camila Surian, aluna do 6˚ semestre de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, conquistou a terceira colocação no concurso Sua Ideia na Prática, do Ideation Brasil. Ela e mais quatro jovens empreendedores formaram um grupo e, durante sete semanas, desenvolveram um aplicativo. A competição acontece simultaneamente em nove Estados do país e é dividida em cinco etapas que se estenderam do dia 11 de abril até 30 de maio. Os participantes ainda tiveram workshops e contaram com a ajuda de profissionais para colocarem suas ideias em prática.

A estudante da Famecos conta que a ideia inicial era específica e baseada na experiência de uma amiga. “Pensando na dificuldade dela em encontrar lugares que vendessem produtos veganos, tive a ideia de um aplicativo que geolocalizasse esses estabelecimentos.” Durante o desenvolvimento, com a ajuda da equipe, o projeto foi sendo aprimorado até chegar ao Safeat, que auxilia pessoas com qualquer tipo de restrição alimentar ou que visam ter uma vida mais saudável.

Além da estudante de Comunicação Social, o grupo ainda foi composto por Cleiton Rodrigues, Rafael Costa da Silva, Gilson Fraga Guimarães e Enzo Vecchio, que fazem parte de diferentes áreas de conhecimento, como análise de sistemas e gestão de produção. Camila explicou que essa diversidade ajudou muito no processo, uma vez que no Ideation, com a ajuda de mentores especializados, foram desenvolvidos todos os aspectos do aplicativo, desde o plano de negócio até a identidade visual e as funcionalidades do projeto.

O reconhecimento gerado a partir do concurso e o papel de facilitador que o aplicativo deve ter na vida de tantas pessoas estimularam ainda mais os universitários a levarem a proposta adiante. “As pessoas com restrição alimentar sofrem muito, e saber que um aplicativo desenvolvido durante sete semanas vai ajudar um pouco a vida delas é muito gratificante”, avalia Camila. O Safeat segue em fase de produção e já conta com parceiros e investidor para começar a startup.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org