Os alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS que se interessam por cinema e produção audiovisual tiveram, na manhã desta sexta-feira (01), uma surpreendente experiência para suas formações acadêmicas. Em palestra realizada no auditório do prédio 7, dois representantes da Sony Coporation apresentaram aos estudantes as tendências do mercado cinematográfico e divulgaram a nova linha de câmeras de vídeo da marca.
Introduzidos pelo coordenador do curso de Produção Audiovisual da Famecos, João Barone, os palestrantes – o engenheiro de suporte e vendas Erick Soares e o gerente de produtos Alexandre Gilgio – exaltaram o contato com os alunos, destacando as diversas inovações da tecnologia cinematográfica. “É um mercado extenso, com muita variedade de opções. A conversa é muito importante para os estudantes e para a empresa”, afirmou Soares.
Após presentar o formato de resolução e captação de imagem – gravada em linhas de pixels eletrônicos – o engenheiro destacou a necessidade de adaptar as evoluções tecnológicas à característica de inserção cultural e social do cinema. Segundo Soares, o futuro das reproduções audiovisuais caminha para as transmissões em alta definição. “A tecnologia está evoluindo rapidamente para a reprodução em Ultra High Definition (termo em inglês que significa ‘ultra’ alta definição)”, salientou.
Soares mostrou aos estudantes a nova linha de câmeras cinematográficas da empresa, com sensores de captação super 35mm, que possibilitam aos profissionais gravar e reproduzir imagens com maior qualidade e nitidez de cores. Entre os equipamentos, o engenheiro destacou o modelo F65, a única filmadora digital aprovada pela Academia Americana de Cinema.
Outro assunto abordado na palestra foi a pirataria das obras cinematográficas. O palestrante acredita que, com a digitalização da produção audiovisual, a prática ilegal tornou-se mais fácil. “O conteúdo vaza na fase de produção. É possível gerar documentos para a internet nas ilhas de edição, mas trabalhamos com arquivos complexos, para dificultar a transmissão”, revelou Soares.
À tarde, os alunos tiveram a oportunidade de testar a nova linha de câmeras da marca, com o auxílio dos representantes, que estiveram à disposição dos estudantes na Arena da Famecos.