Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CINEMA
1 de junho de 2012

Estudantes conhecem nova linha de câmeras da Sony

Por Eduardo Deconto
Engenheiro Erick Soares conversa com alunos da Famecos (Foto: Camila Luci)

Engenheiro Erick Soares conversa com alunos da Famecos (Foto: Camila Luci)

Os alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS que se interessam por cinema e produção audiovisual tiveram, na manhã desta sexta-feira (01), uma surpreendente experiência para suas formações acadêmicas. Em palestra realizada no auditório do prédio 7, dois representantes da Sony Coporation apresentaram aos estudantes as tendências do mercado cinematográfico e divulgaram a nova linha de câmeras de vídeo da marca.

Introduzidos pelo coordenador do curso de Produção Audiovisual da Famecos, João Barone, os palestrantes – o engenheiro de suporte e vendas Erick Soares e o gerente de produtos Alexandre Gilgio – exaltaram o contato com os alunos, destacando as diversas inovações da tecnologia cinematográfica. “É um mercado extenso, com muita variedade de opções. A conversa é muito importante para os estudantes e para a empresa”, afirmou Soares.

Após presentar o formato de resolução e captação de imagem – gravada em linhas de pixels eletrônicos – o engenheiro destacou a necessidade de adaptar as evoluções tecnológicas à característica de inserção cultural e social do cinema. Segundo Soares, o futuro das reproduções audiovisuais caminha para as transmissões em alta definição. “A tecnologia está evoluindo rapidamente para a reprodução em Ultra High Definition (termo em inglês que significa ‘ultra’ alta definição)”, salientou.

Soares mostrou aos estudantes a nova linha de câmeras cinematográficas da empresa, com sensores de captação super 35mm, que possibilitam aos profissionais gravar e reproduzir imagens com maior qualidade e nitidez de cores. Entre os equipamentos, o engenheiro destacou o modelo F65, a única filmadora digital aprovada pela Academia Americana de Cinema.

Outro assunto abordado na palestra foi a pirataria das obras cinematográficas. O palestrante acredita que, com a digitalização da produção audiovisual, a prática ilegal tornou-se mais fácil. “O conteúdo vaza na fase de produção. É possível gerar documentos para a internet nas ilhas de edição, mas trabalhamos com arquivos complexos, para dificultar a transmissão”, revelou Soares.

À tarde, os alunos tiveram a oportunidade de testar a nova linha de câmeras da marca, com o auxílio dos representantes, que estiveram à disposição dos estudantes na Arena da Famecos.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org