Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
14 de dezembro de 2015

Estudantes da Famecos recebem prêmio de direitos humanos

Documentário de Vinicius Spengler, Bharbara Hack e Jéssica Moraes tratou sobre episódio da ditadura
Por Nicolle Timm
Foto: arquivo pessoal

Professora orientadora Ivone Cassol com os estudantes Vinicius Spengler, Bharbara Hack e Jéssica Moraes (Foto: arquivo pessoal)

Três estudantes da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS conquistaram o segundo lugar na categoria Acadêmico no 32˚ Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo com o documentário Panair – o dia em que a ditadura derrubou o avião, orientado pelos professores Fábio Canatta, Ivone Cassol e Marco Antonio Villalobos. A reportagem foi feita pelos alunos Bharbara Hack e Vinicius Spengler enquanto cursavam o 1˚ semestre. A edição contou com o auxílio da estudante Jéssica Moraes, então aluna do 5˚ semestre, e de Gilson Crippa, técnico do Centro de Produção Multimídia (CPM) da Famecos.

No dia 7 de dezembro, o site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) divulgou os vencedores. A cerimônia de premiação aconteceu na quinta-feira (10), às 19h30min na sede da entidade. O concurso, que teve mais de 200 inscrições, abordou o tema Brasileiro: povo desrespeitado.

O documentário conta a história da Panair do Brasil S.A, escola de aviação extinta pela Ditadura Militar, e pode ser assistido através do canal do Editorial J no Youtube. Bharbara conta que quando inscreveram o filme sabiam que não seria fácil ganhar por estarem concorrendo até com trabalhos de alunos do oitavo semestre. “É uma felicidade ganhar um prêmio tão importante por um documentário que produzimos no início da nossa trajetória acadêmica”, afirma.

Spengler conta que tinha conhecimento do jogo político e da influência do Regime Militar no fechamento da Panair, mas que conhecer a realidade dos funcionários da empresa para produzir o filme foi uma grande experiência. O incentivo para inscrever o trabalho no 32˚ Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo partiu do professor orientador Marco Antonio Villalobos. Bharbara e Spengler consideram o resultado gratificante e inesperado. “Foi a certeza de que as tardes que passamos trabalhando, pensando e editando foram importantes. Tudo foi recompensado”, diz Spengler.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org