Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
27 de maio de 2016

Estudantes desenvolvem projeto de jornalismo infantil

Hora do Suki, que explica assuntos atuais, surgiu na disciplina de Projeto Experimental Online
Por Mariana Brun
(Foto:   )

Os professores Andreia Mallmann, Fabio Canatta e Karen Sica orientaram as estudantes da disciplina (Foto: Arquivo pessoal)

Programas de crianças, em geral, são normalmente voltados para temas do universo infantil. Quando Carolina Weber, Kim Pereira, Jéssica Wolff e Mariana Soletti, alunas do 8˚ semestre de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, resolveram fazer algo que fosse divertido de produzir no ambiente digital e que  não fosse tão tradicional, logo pensaram nisso. “Por que não fazemos algo diferente?”, questionaram. E foi assim que, visando explicar de uma maneira lúdica e divertida o que se passa no mundo dos adultos e inspirado em desenhos como o Pandorga, da TVE RS, surgiu o Hora do Suki.

O jornalismo infantil, como definem, jamais tinha sido cogitado como área para as integrantes do grupo seguirem. Descobriram o gênero através de um brainstorm, proposto na disciplina de Projeto Experimental Online. Não tiveram dúvidas sobre o uso de fantoche. A surpresa, porém, foi achar um lugar em Porto Alegre que fez o boneco sob medida para elas. A escolha do nome Suki se deu por dois motivos. Segundo Kim, “é um nome unissex e fácil de qualquer criança falar”. Assim, por detalhes, o programa foi tomando forma. Enquanto as notícias que estão nas pautas dos jornais diários vão sendo traduzidas de maneira mais didática, as gravações vão ocorrendo em sala de aula, os vídeos vão sendo divulgados nas redes sociais e a visibilidade vem se tornando mais notória. “Queremos que o projeto dê certo e que o Suki vire uma referência tanto para os pais como para as crianças. Queremos ser aquele amigo que ajuda os pais a explicar os assuntos ’adultos’ para os pequenos”, afirma Kim. Em breve, a marca será registrada como uma startup.

A  disciplina de Projeto Experimental Online é ministrada pelos professores de Jornalismo Andreia Mallmann, Fabio Canatta e Karen Sica. O apoio deles, segundo Carolina, foi fundamental. “Nós vimos que poderia dar certo quando gravamos o primeiro programa”, conta, sobre a motivação recebida por todos que assistiram. Karen ressalta a importância de os estudantes terem um espaço para a criatividade. “A sala de aula é um local onde os alunos podem colocar em prática os projetos e desenvolver o lado empreendedor”. Apesar de a ideia ter nascido em ambiente acadêmico, ela não acaba com o término do semestre. Planejamentos estratégicos de divulgação do material para levar o conteúdo adiante, por exemplo, já estão sendo elaborados. Mas a pretensão é ainda maior. “O Suki vai dominar o mundo”, brinca Kim.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org