Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
19 de julho de 2018

Estudar comunicação e ainda praticar um idioma: conheça as disciplinas em inglês da Famecos

Na matrícula, o aluno já pode se inscrever nas disciplinas e elas equivalem a comuns do currículo ou eletivas.
Por Flávia Pereira

As disciplinas em inglês são ministradas pelos professores Marcelo Crispim e Alberto Raguenet (Foto: Natalia Pegorer)

Férias são período de descanso, de pensar no novo semestre e também de realizar a matrícula. Para quem se interessa por áudio publicitário e imagens e tópicos relacionados a internet, interatividade, redes sociais e quer treinar o domínio em uma língua estrangeira, a Escola de Comunicação, Artes e Design oferece disciplinas em inglês. Ao matricular-se o aluno já pode se inscrever e elas equivalem a disciplinas normais do currículo ou eletivas.

Audio For Motion Images e Digital Culture são as disciplinas em inglês disponibilizadas pela Escola neste segundo semestre de 2018. Audio For Motion Images corresponde à disciplina de Produção em Áudio Publicitário: imagens, e é ministrada pelo professor Alberto Raguenet. A disciplina de Digital Culture corresponde a de Cultura Digital, e é ministrada pelo professor Marcelo Crispim. Está presente nos currículos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, e também faz parte da Certificação de Estudos Produção em Youtube, além de ser oferecida como eletiva para os demais cursos da universidade.

Para o professor Alberto Raguenet, ministrar uma disciplina em inglês sobre áudio é uma possibilidade de expandir não apenas o conhecimento em som, mas também de proporcionar ao aluno um aprofundamento no que tange a sua compreensão de uma outra língua. Raguenet está à frente da disciplina de Áudio Publicitário em inglês há um ano e meio, de Áudio Publicitário em português há 16 anos e de Áudio em Cinema há 12 anos.

A disciplina Audio For Images conta com turmas pequenas, tendo em média dez alunos, de acordo com o professor. Raguenet esclarece que o nível de inglês exigido para os interessados em se inscrever está entre o médio e o avançado, sendo textos de compreensão teórica um pouco mais densa. As atividades realizadas ao longo do semestre variam entre teoria e prática, abrangendo os aspectos básicos da aplicação do som junto ao cinema e conceitos de como o som ajuda na narrativa junto à imagem, efeitos sonoros e mixagem, uma experiência de dublagem e uma pesquisa e aplicação da música junto a imagem. Conhecimento prévio sobre os softwares de edição não é necessário, se for o caso, o professor explica que na disciplina há meios para que os alunos possam entrar em contato com este tipo de programa fazendo com que o nível de conhecimento se torne ainda mais completo.

Disciplina comum do currículo de três dos cinco cursos da escola, Cultura Digital – ou Digital Culture – é outra opção de cadeira ofertada em inglês. Quem está à frente da disciplina é o professor Marcelo Crispim há quatro semestres. Quanto ao nível de conhecimento no idioma estrangeiro, o professor classifica um nível de inglês avançado. “É uma aula em inglês, não de inglês”, brinca. Entender o idioma e saber se expressar são importantes para se matricular na disciplina, na avaliação dele.

As turmas da disciplina em geral são menores do que as da versão em português da cadeira. A quantidade de alunos varia, houve semestres com turmas de cinco alunos e outros com doze, e tal número possibilita atividades práticas dentro de sala de aula e uma interação maior com os alunos, aponta Crispim. Os diferenciais apontados por ele em cursar a cadeira em outro idioma são o convívio com alunos estrangeiros, uma possibilidade de  treinamento para os interessados em realizar mobilidade acadêmica e uma boa imersão, como todas as referências da cadeira são inglês.

Ao longo do semestre, as atividades realizadas envolvem teoria e prática. Para Crispim, tais exercícios permitem que o aluno veja a discussão teórica que está sendo realizada e a relacione com objetos que cercam o cotidiano dele. As disciplinas têm carga horária variada, sendo Digital Culture com dois créditos e Audio For Images com quatro créditos. Os interessados podem se inscrever nas cadeiras no ato da matrícula e elas equivalem às tradicionais do currículo.

Digital Culture

4FG:07/A/107

Audio For Motion Images

4FGHI:07/A/208

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org