Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
publicidade e propaganda
7 de abril de 2016

Estudo avalia influência dos comerciais no subconsciente dos consumidores

Professores da Famecos analisam estudo da revista Exame
Por Jeferson Renan da Silva
(Foto por: Núcleo de Fotografia)

Estudo foi divulgado pela Revista Exame nessa terça-feira (5) (Foto: Núcleo de Fotografia)

A influência das marcas na vida dos consumidores já não se sustenta apenas no marketing básico. Um estudo publicado pela Revista Exame na terça-feira (5), revela que em breve as marcas saberão como determinado comercial afetou o coração e a mente do cliente. O neuromarketing, presente no mercado há uma década, é uma opção cada vez mais usada para descobrir ainda mais sobre os padrões de consumo das pessoas. Realizando testes como o Eletroencefalograma, que analisa as respostas elétricas no cérebro, é possível obter resultados para compreender esses fatores.

Conforme a professora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Suzana Gib Azevedo, as empresas utilizam-se de estímulos sensoriais em suas campanhas para gerar emoções nos consumidores. Assim, possibilitam memorizar a preferência pelo produto. Marcas como a Coca-Cola, por exemplo, há algum tempo vem fazendo uso dos benefícios do neuromarketing em suas campanhas. Recentemente a fabricante mundial de refrigerantes contou com o nome de pessoas na lata do refrigerante. Avon e Natura também entram nessa categoria, pois usam estímulos sensoriais olfativos.

Para o professor do curso de Publicidade e Propaganda da Famecos, Cassio Sclovsky Grinberg, as pesquisas realizadas na área visam atingir o público-alvo de uma determinada marca, descobrindo suas opiniões, qual a percepção que os mais variados clientes têm da marca e de que forma ela deve reparar seu posicionamento. Também cita que as marcas precisam entregar o que prometeram de um produto, que ele seja funcional, ágil, tenha um preço justo e que a empresa tenha um bom atendimento para o cliente.

Os objetivos do neuromarketing são entender como o consumidor toma suas decisões, quais são as suas motivações, como o cérebro dos clientes reage aos estímulos das marcas e analisar os estímulos. Visa, ainda, adequar a abordagem para obter maior impacto e envolver os clientes criando maior engajamento entre marca e consumidor.

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org