Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
TV FOCA
23 de outubro de 2009

Eu Sou Famecos vai às Ilhas do Guaíba

Por Vinícius Fernandes

Uma estrada de terra cheia de buracos e carroças, casas humildes de madeira, animais soltos, muito lixo servindo de brinquedo para as crianças. Este é o cenário encontrado por uma equipe da TV Foca que visitou as ilhas dos Marinheiro e do Pavão na Região do Guaíba para produzir uma reportagem sobre os problemas habitacionais dos moradores daquela região da Capital. A equipe composta por um motorista, dois técnicos, um fotógrafo do espaço experiência e dois integrantes da TV Foca saiu da FAMECOS por volta das 14h e, em 15 minutos, já estava na Ilha do Pavão, um ambiente contrastante àquele universitário tão comum aos estudantes.

Até chegar ao local combinado, um posto de saúde no centro da Ilha do Pavão, a Kombi passou por uma estreita avenida ladeada por diversas carroças enfileiradas que voltaram ou que ainda partiriam rumo a Porto Alegre para coletar lixo. Chegando lá o repórter da TV Foca Gabriel Arévalo foi logo entrevistando moradores e conheceu Cátia Couto, uma desempregada que de imediato apresentou sua modesta casa. Cátia aproveitou a presença do repórter e relatou as condições de moradia do local. Mas nem era preciso explicar. Tudo estava sendo visto pelos olhos de todos: miséria e pobreza ali, escancaradas.

Um pouco mais adiante a equipe da TV Foca encontrou aquela que seria a sua principal entrevistada, a líder comunitária Rosimere Motta. Formada em Ciências Contábeis, conhece muito bem lugar, afinal nasceu lá. Depois de um período morando em Porto Alegre, voltou à Ilha novamente. Rose, como gosta de ser chamada, relatou as dificuldades vividas pelos moradores, mas não esqueceu de lembrar as instituições que apóiam a causa (LBV e Congregação Marista) e dos projetos como o da biblioteca comunitária, que possui mais de 2 mil livros e está sempre com as portas abertas para as doações.

Tendo Rose como guia, a equipe foi até a Ilha dos Marinheiros. E enquanto a kombi tentava escapar dos buracos da estrada de chão batido, a surpresa se desnudava pelas janelas: de um lado, mansões cercadas por altos muros como fortalezas “engolindo” os casebres do lado oposto da estrada, ainda que em melhores condições do que os encontrados na Ilha do Pavão. Lá o repórter Gabriel Arévalo finalizou sua matéria.

O programa sobre Habitação em Porto Alegre, que contará as histórias de vida das Ilhas do Pavão e dos Marinheiros, será exibido na sexta-feira, 23 de outubro, às 21h e reprisado no sábado, 24 e domingo 25, às 21h30min na UNITV, canal 15 da NET. Mas você também pode acompanhar pela internet no site http://www.unitv.tv.br/. Mais tarde, dá uma chegadinha no youtube (http://youtube.com/user/focanaweb) e conheça um pouco mais dessas pessoas que ninguém vê.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org