A professora Sonia Maria Ramos Vasconcelos falou, em sua palestra, sobre ética (Foto: Lucas Zandonai)
Teve início, nesta segunda-feira (7), o 14º Salão de Iniciação Científica na PUCRS. A palestra de abertura, ministrada por Sonia Maria Ramos Vasconcelos, professora do Programa de Educação e Biociências do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, tratou da ética na pesquisa. Criatividade e responsabilidade foram os tópicos mais ressaltados para combater o plágio na área científica.
A palestra procurou apresentar os benefícios que as atividades na área da ciência oferecem a alunos de graduação. A professora, apoiada em dados, estatísticas, exemplos e até mesmo em vídeo, revelou as principais preocupações de universitários – estrutura curricular, excesso de conteúdo, predominância de aulas expositivas. Para ela, muitas vezes não há ambiente para o desenvolvimento da criatividade, o que favorece a prática do plágio.
“Esse é um problema preocupante em todos os níveis da educação escolar”, ressalta Sonia. Além da discussão ética, surgem outros problemas a partir da cópia. Com isso, a autonomia intelectual – que, segundo Sonia, define o tipo de pesquisador que o aluno irá se tornar – é atrofiada. “Vocês têm que maximizar o exercício crítico e inovador no ambiente de formação. Isso faz muita diferença”, aconselha.
Outro ponto abordado na palestra foi a responsabilidade. Sonia acredita que ela deve estar presente em todas as etapas do processo de pesquisa – proposição, condução, revisão, comunicação e, por fim, correção. Segundo ela, o último tópico é bastante discutido dentro da comunidade científica, mas hoje é indispensável. Ao final da palestra, quando respondia a perguntas do público, demonstrou confiança: “Eu acredito que possamos mudar o cenário da pesquisa”.
A professora da Famecos Cleusa Scroferneker coordena a área de Iniciação Científica (IC) desde 2009. Para ela, a pesquisa se consolidou como uma área de formação acadêmica e profissional, que valoriza o aluno no mercado. “Hoje, a Iniciação Científica é uma cultura da universidade. Cada vez mais as empresas observam esse diferencial no currículo”, afirma. Segundo a professora, a PUCRS oferece cerca de 330 Bolsas de Pesquisa para Alunos da Graduação. Além destas, existem, dentre outras, Bolsas da FAPERGS e do CNPq.
O Salão de Iniciação Científica continua até 11 de outubro. A programação e mais informações sobre o evento estão disponíveis em matéria no site Eu sou Famecos.