Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
XXIV Salão de Iniciação Científica
7 de outubro de 2013

Evento discute o plágio no meio acadêmico

Professora da UFRJ sugere exercitar a criatividade para combater a cópia
Por Samuel Lima
A professora Sonia Maria Ramos Vasconcelos tratou do tema ética na palestra de abertura (Foto: Lucas Zandonai)

A professora Sonia Maria Ramos Vasconcelos falou, em sua palestra, sobre ética (Foto: Lucas Zandonai)

Teve início, nesta segunda-feira (7), o 14º Salão de Iniciação Científica na PUCRS. A palestra de abertura, ministrada por Sonia Maria Ramos Vasconcelos, professora do Programa de Educação e Biociências do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, tratou da ética na pesquisa. Criatividade e responsabilidade foram os tópicos mais ressaltados para combater o plágio na área científica.

A palestra procurou apresentar os benefícios que as atividades na área da ciência oferecem a alunos de graduação. A professora, apoiada em dados, estatísticas, exemplos e até mesmo em vídeo, revelou as principais preocupações de universitários – estrutura curricular, excesso de conteúdo, predominância de aulas expositivas. Para ela, muitas vezes não há ambiente para o desenvolvimento da criatividade, o que favorece a prática do plágio.

“Esse é um problema preocupante em todos os níveis da educação escolar”, ressalta Sonia. Além da discussão ética, surgem outros problemas a partir da cópia. Com isso, a autonomia intelectual – que, segundo Sonia, define o tipo de pesquisador que o aluno irá se tornar – é atrofiada. “Vocês têm que maximizar o exercício crítico e inovador no ambiente de formação. Isso faz muita diferença”, aconselha.

Outro ponto abordado na palestra foi a responsabilidade. Sonia acredita que ela deve estar presente em todas as etapas do processo de pesquisa – proposição, condução, revisão, comunicação e, por fim, correção. Segundo ela, o último tópico é bastante discutido dentro da comunidade científica, mas hoje é indispensável. Ao final da palestra, quando respondia a perguntas do público, demonstrou confiança: “Eu acredito que possamos mudar o cenário da pesquisa”.

A professora da Famecos Cleusa Scroferneker coordena a área de Iniciação Científica (IC) desde 2009. Para ela, a pesquisa se consolidou como uma área de formação acadêmica e profissional, que valoriza o aluno no mercado. “Hoje, a Iniciação Científica é uma cultura da universidade. Cada vez mais as empresas observam esse diferencial no currículo”, afirma. Segundo a professora, a PUCRS oferece cerca de 330 Bolsas de Pesquisa para Alunos da Graduação. Além destas, existem, dentre outras, Bolsas da FAPERGS e do CNPq.

O Salão de Iniciação Científica continua até 11 de outubro. A programação e mais informações sobre o evento estão disponíveis em matéria no site Eu sou Famecos.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org