Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
BUENOS AIRES
16 de julho de 2015

Evento na Argentina recebe professores da Famecos

Vinicius Mano e Ticiano Paludo participam do X Encontro Latino-Americano de Design
Por Nicolle Timm
Foto: Natalia Lavratti e Natalia Pegorer

Vinicius Mano fala sobre conceito criativo e Ticiano Paludo aborda a linguagem do som (Foto: Natalia Lavratti e Natalia Pegorer)

Nos próximos dias 28, 29 e 30, os professores Ticiano Paludo e Vinicius Mano da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS participam do X Encuentro Latinoamericano de Diseño. O evento ocorre na Universidade de Palermo, localizada em Buenos Aires, na Argentina. Paludo e Mano são responsáveis por ministrar atividades na terça-feira (28). Os interessados podem conferir a programação completa e se inscrever gratuitamente no site.

Às 12h, Mano ministra a conferência O que é conceito criativo?. Durante 1 hora e 15 minutos, o professor aborda a funcionalidade do conceito criativo e situa o lugar dele dentro do processo de criação na Publicidade e no Design. A atividade tem por base tópicos do seu livro Conceito Criativo: notas sobre o processo de criação na Publicidade, lançado em 2014 pela EDIPUCRS. Para Mano, o que torna interessante a experiência de falar em um encontro latino-americano é ver como as pessoas estrangeiras enxergam essa questão. “O que me deixa motivado é poder dar essa conferência em outro país, que tem uma cultura de design e de publicidade muito forte”, comenta.

Mano acredita que é importante falar sobre o conceito, pois ele vem antes da ideia. “Poder falar da fase mais abstrata do processo é interessante porque contribui no processo de criação”. Segundo o professor, por trás da ideia existe um trabalho de pesquisa. “O conceito ajuda a desconstruir, e isso torna visíveis as várias formas de se chegar em uma ideia”.

O design do som como a redefinição da realidade é o nome da oficina ministrada por Paludo, às 18h. Ele apresenta a relação entre o design e a construção de elementos de som, destacando suas forças constituintes. “Vou traçar um panorama sobre os elementos básicos do som e trabalhar com a questão da domesticação dos ruídos, ou seja, capturar sons e moldar eles de acordo com um objetivo”, explica. Paludo conta aos participantes sua trajetória na pesquisa de som e imagem e os trabalhos que realiza nas disciplinas de Tecnologias Audiovisuais, no 1° semestre de Jornalismo, e Áudio Publicitário, no 6° semestre de Publicidade e Propaganda.

Além disso, será proposta uma atividade para produção de pequenas peças de som, utilizando dispositivos móveis para a gravação e edição da paisagem sonora. “A ideia é criar um ecossistema vivo de som dentro da sala a partir das capturas que os integrantes fizeram. Isso vai ser feito com todos eles dando play ao mesmo tempo”. Para isso, a oficina, que tem duração de 2 horas e 30 minutos, requer que os participantes tragam smartphones. Paludo deseja proporcionar uma reflexão de como somos povoados de sons e de que eles podem funcionar como elemento de construção da realidade. “Espero que eles percebam a linguagem do som como um aspecto importante a ser estudado e discutido”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org