Estudantes de Jornalismo da Famecos Ariel Gil e Dialla Dorneles falam sobre Portugal e França, respectivamente (Foto: Luísa Zelmanowicz)
A programação de palestras sobre os países oferecidos para intercâmbio pela Mobilidade Acadêmica da PUCRS em 2016 começa nesta quinta-feira (17) e termina na quarta-feira (23). O objetivo do evento, que acontece no Prédio 15, das 18h às 19h30min, é ouvir experiências de alunos e nativos e tirar dúvidas sobre o programa da Mobilidade Acadêmica. No primeiro dia, a conversa aborda os estudos em Portugal, Suécia e Coréia do Sul, tendo como um dos ministrantes o estudante do 7˚ semestre de Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Ariel Gil.
Estados Unidos, Japão, Chile e Inglaterra são abordados na conversa de segunda-feira (21). Alemanha, México, Itália e Espanha são o tema da palestra na terça-feira (22). No último dia, quarta-feira (23), os lugares abordados são França, Canadá e Colômbia. Dialla Dorneles, aluna do 6˚ semestre de Jornalismo da Famecos, vai contar suas experiências em Paris.
Gil começou suas aulas na Universidade Católica Portuguesa na primeira semana de setembro. Na palestra, ele pretende abordar algumas das situações que vivenciou, dar dicas de bairros e alertar os estudantes sobre os perigos de Lisboa, preparando os estudantes interessados em estudar fora do país. Um dos conselhos que ressalta é a importância de saber falar inglês, devido ao grande número de intercambistas nas faculdades. Apesar de algumas dificuldades enfrentadas, Gil afirma que sempre vai apoiar a mobilidade acadêmica. “É oportunidade para adquirir uma experiência única”.
Hoje, o estudante de Jornalismo coloca em prática uma ideia que surgiu durante a disciplina de Edição Multimídia na universidade portuguesa. Ele desenvolveu a YOLO (You only live once), uma revista de conteúdo jovem. A primeira edição está sendo produzida e deve ser distribuída na Famecos, entre outros lugares, na primeira semana de abril. Além disso, o projeto se tornou o tema de sua monografia.
No primeiro semestre de 2015, Dialla foi estudar na capital da França, no L’Institut International de Communication de Paris (IICP). Na palestra de quarta-feira (23), ela abordará tópicos práticos do cotidiano em outra cultura que não são encontrados em manuais na internet. A estudante vai contar como foram suas impressões e como lidou com os franceses, além de como fazia para comer sem gastar muito e sem cozinhar. “A Mobilidade Acadêmica é uma oportunidade imperdível de participar de outra cultura por dentro da sociedade, não só como turista”.