Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
30 de novembro de 2016

Evento traz cartunistas de renome internacional à Famecos

Marcello Quintanilha e Penélope Bagieu falaram sobre carreira
Por Amanda Caselli

Alunos e professores presentes fizeram perguntas aos desenhistas (Foto: Mariana Corrêa)

A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebeu a visita dos cartunistas Marcello Quintanilha e Penélope Bagieu, na tarde dessa terça-feira (29). Eles participaram de um bate-papo sobre histórias em quadrinhos, e falaram dos desafios da profissão. O professor Juremir Machado da Silva estava presente e foi responsável por traduzir as falas da francesa Penélope.

Quintanilha é natural de Niterói (RJ), e tinha o desenho apenas como um hobbie. Aos 16 anos, viu a oportunidade de divulgar seu trabalho na Bloch Editores, em 1988. No ano seguinte, participou do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, onde conheceu François Boucq, desenhista francês. Boucq se interessou por seus desenhos e o convenceu a enviá-los para editoras europeias, o que levou Quintanilha a publicar o primeiro volume da série Sept balles pour Oxford, pela editora belga Le Lombard, em 2003. Hoje, ele vive em Barcelona e faz trabalhos para os jornais El País e Vanguarda. Quintanilha se diz muito realizado com isso. “Seu HQ só será finalizado a partir do momento em que for veiculado”, ressalta. O cartunista usa referências de seu interesse para o desenvolvimento das histórias – heróis e aventura. Tenta também traduzir seu próprio “eu”, além de buscar fontes que têm a ver com a vida brasileira. Seu livro Tungstênio ganhou prêmio no 43o Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême, na França, e tem projeto para cinema.

Penélope Bagieu é francesa, e trabalha com quadrinhos há dez anos. Como Quintanilha, ela começou como um hobbie e criou um blog para divulgá-los. A desenhista trabalhou com administração, mas preferiu investir na carreira dos HQs. Penélope entrou na Escola Nacional de Artes Decorativas de Paris, e depois na Central Saint Martins, onde se formou em 2006. Já dirigiu curtas-metragem, faz diversas ilustrações para campanhas e revistas e foi nomeada em festivais de cinema como o Festival Internacional Filme de Animação Annecy e o Amiens International Film Festival. Atualmente, desenha as Culottées para o jornal Le Monde. Ela gosta de trabalhar com biografias de mulheres não conhecidas.

O bate-papo durou em torno de 1h30min, e contou com a participação de professores e alunos, que fizeram perguntas aos desenhistas. Penélope planeja traduzir os quadrinhos para português. Os livros escritos por Quintanilha podem ser encontrados em livrarias.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org