Som, luz, estrutura, imagem, energia e mídia são elementos essenciais na hora de produzir um evento. Na oficina Produção de eventos de grande porte, Rodrigo Machado, sócio-diretor e diretor técnico da Opinião Produtora, abordou todos os detalhes da produção de um evento de grande porte.
Antes do início, a expectativa de Rodrigo era de que o público estivesse disposto a ouvi-lo e participar do debate. Para ele, o tema, por ser bastante detalhado, poderia inibir a participação de quem assistia. Entretanto, no decorrer da oficina, várias questões foram levantadas. Todas foram respondidas pelo palestrante.
Sobre a produção de um evento, Rodrigo tentou resumir, citando a necessidade de o produtor estar sempre atento. Desde a definição do evento, passando pelas negociações, chegando à produção, entre outros detalhes. “O produtor tem que saber gerenciar todos os profissionais de acordo com o desejo do cliente”. O palestrante destaca a visão global de mercado que o produtor necessita ter, além de cuidados com a segurança do local onde o evento irá acontecer, fundamental para a execução de um espetáculo. A fórmula para obter sucesso em um empreendimento de grandes proporções envolve a definição de custos, a análise da receita e o potencial de captação de patrocínio.
A Opinião Produtora foi criada em 1992. Ela foi responsável por colocar Porto Alegre na rota dos shows nacionais e internacionais. Eventos como a vinda de Eric Clapton, REM, Metallica e Kiss são o cartão de visita da produtora. Outro caso de sucesso foi a produção do Festival Súd a Sul, realizado na França, em 1998, no qual mais de 200 artistas brasileiros tocaram na Europa.