Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SEM FRONTEIRAS
27 de maio de 2011

Ex-aluna de jornalismo tem reconhecimento internacional

Por Débora Fogliatto
Fernanda entrevista um vinicultor em cobertura do Festival Internacional do Vinho para a Rádio Internacional da China (Foto: Arquivo Pessoal)

Fernanda entrevista um vinicultor em cobertura do Festival Internacional do Vinho para a Rádio Internacional da China (Foto: Arquivo Pessoal)

Fernanda Morena mora em Beijing, foi correspondente internacional do jornal Correio do Povo, cobriu a visita da presidente Dilma à China e é uma das criadoras da empresa radarchina.com, na qual analisa o cenário político e econômico do país. Recentemente, foi convidada por uma jornalista da BBC a trabalhar também na parte online da empresa, onde ingressou em abril.

Quando começou no Jornalismo, consciente da alta competitividade do mercado, resolveu estudar mandarim. “Pensei que, se eu quisesse ter alguma chance de posicionamento, precisava encontrar algo que me fizesse diferente dos outros estudantes”, conta ela. Residente na China desde 2007, é formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e começou a se interessar pelo mandarim durante o curso. Ainda estudante, foi à China por três meses para estudar a língua e estagiar no jornal Hoje Macau. Depois de formada, trabalhou como correspondente do jornal Correio do Povo e, em 2009, conseguiu uma vaga como editora de notícias na Rádio Internacional da China, onde ficou por um ano. Escreveu também, simultaneamente, para revistas brasileiras como Rolling Stone e Piauí, para revistas chinesas e para um blog de críticos americanos. Ao cobrir a visita da presidente Dilma a Beijing, em abril de 2011, Fernanda conquistou um disputado espaço na maior empresa pública de comunicação: a British Boadcasting Corporation (BBC).

Atualmente, a jornalista cursa Estudos da China Contemporânea na Universidade do Povo, com uma bolsa recebida pelo governo chinês em 2010. Para ela, a experiência de morar em uma país tão distante física e culturalmente do Brasil tem sido fascinante. “Aqui eu tenho a sensação de estar aprendendo algo novo constantemente, todos os dias há algo diferente”, relata. Mas a sua jornada não foi simples. Recém-formada e em um país diferente, Fernanda não tinha experiência em redação como assalariada, havia apenas feito estágios. Além disso, a cultura do jornalismo como uma atividade que visa informar e aproximar as pessoas não está completamente desenvolvida no país. “Infelizmente, ainda há um medo ou temor geral de que repórteres estejam trabalhando para mostrar o lado ruim do país ou do governo”, lamenta a ex-famequiana, que procura ver o lado positivo profissionalmente: “o mercado ainda não atingiu o seu pico e há poucos profissionais na área”.

Da Famecos, Fernanda levou os aprendizados, experiências e muito carinho pelos professores que contribuíram para formá-la como jornalista. Apesar da carreira consolidada na China, ela ainda sonha em ser voluntária na África e publicar em mais revistas culturais brasileiras. “Quero estar aqui tempo suficiente para ver o país mudar, crescer, mas ainda tenho muitos outros sonhos”, relata, destacando também a vontade de ampliar sua própria empresa.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org